6.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo no valor de 15 mil euros
O prazo de submissão de candidaturas da 6.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo foi prolongado até ao próximo dia 1 de outubro. Esta é uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com o apoio da Amgen Biofarmacêutica. A Bolsa de Investigação, no valor de 15 mil euros, tem como objetivo promover e premiar projetos de investigação nacional que contribuam para o progresso do conhecimento científico e estado da arte numa doença hemato-oncológica rara, sem cura até ao momento – o Mieloma Múltiplo.
Os projetos de investigação apresentados podem ser realizados por investigadores nacionais ou estrangeiros com exercício em instituições portuguesas, sendo encorajada a colaboração e parceria entre várias instituições, bem com a interdisciplinaridade. Todas as candidaturas devem ser enviadas para o seguinte e-mail: bolsas@apcl.pt, até às 24 horas de dia 1 de outubro de 2024.
Todos os projetos submetidos serão avaliados por um júri idóneo, composto por peritos de reconhecido mérito em investigação científica e experiência profissional e/ou académica em hemato-oncologia em Portugal e/ou internacional, nomeado pela APCL e SPH. O regulamento da bolsa de investigação em Mieloma Múltiplo pode ser consultado nos sítios dos parceiros.
O Mieloma Múltiplo é a segunda neoplasia hematológica mais frequente em Portugal com cerca de 544[1] novos casos por ano. Esta patologia tem uma grande incidência a partir dos 50 anos e apresenta sintomas inespecíficos, por vezes desvalorizados, sendo o diagnóstico atempado fundamental para maximizar os resultados em saúde nestes doentes.
[1] Registo Oncológico Nacional 2018, disponível em: https://ron.min-saude.pt/media/2196/2021-0518_publica%C3%A7%C3%A3o-ron_2018.pdf