De 5 a 13 de outubro, o centro comercial Nova Arcada convida a uma reflexão sobre a saúde mental com uma mostra fotográfica que tem com objetivo sensibilizar a população para a importância do cuidado humanizado.

Uma imagem com texto, captura de ecrã, Cara humana

Descrição gerada automaticamenteNo mês da saúde mental, o centro comercial Nova Arcada, em Braga, recebe a exposição “Expressões de Alma”, que tem como objetivo promover a reflecção sobre o tema das doenças do foro psicológico, cada vez mais relevantes na sociedade contemporânea. Composta por fotografias da equipa de Apoio Domiciliário do projeto “Sempre em Mente” das Irmãs Hospitaleiras de Braga, esta mostra pode ser visitada até ao dia 13 de outubro.

Esta iniciativa, de acesso gratuito, visa apoiar pessoas com demência e os seus cuidadores, enquanto oferece um olhar sensível sobre o impacto da condição mental e a relevância dos cuidados humanizados, destacando o trabalho desenvolvido pelo projeto “Sempre em Mente”.

As fotografias presentes no espaço, podem ser encontradas em pequenas casinhas de madeira, que simbolizam o acolhimento e a natureza domiciliar do projeto, que se dedica a melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares, promovendo intervenções que estimulam a autonomia e a funcionalidade dos pacientes, ao mesmo tempo que capacita os seus cuidadores.

“A arte tem um poder transformador e, através dela, acreditamos que podemos não só despertar emoções, mas também incentivar a reflexão e desmistificar temas tão complexos como a saúde mental. Esta exposição é um exemplo de como a cultura pode ser um veículo para promover a inclusão e a conscientização, fortalecendo tanto os indivíduos como a comunidade”, refere Filipa Lopes, diretora do Nova Arcada.

A exposição “Expressões de Alma” pode ser encontrada no Piso 1 do centro comercial e integra o conjunto de ações do Nova Arcada direcionadas à comunidade, com o intuito de proporcionar experiências culturais com propósito.