● Recomendações são apresentadas num evento em Lisboa, que reúne vários especialistas
● PORTHOS revelou que 16,5% dos portugueses com mais de 50 anos tem insuficiência cardíaca e 90% desconhece que tem a síndrome1. A patologia aumenta com a idade e há importantes assimetrias regionais1
Depois de apresentados os resultados do estudo PORTHOS – Portuguese Heart Failure Prevalence Observational Study – uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e da AstraZeneca em parceria com a NOVA Medical School, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República, um grupo de especialistas nacionais envolvidos no tratamento da insuficiência cardíaca desenvolveu um conjunto de recomendações que visam a melhoria da sua gestão e dos cuidados prestados ao doente, tendo sempre em consideração a sustentabilidade do sistema.
As recomendações vão ser apresentadas no próximo dia 4 de dezembro, na NOVA Medical School (Faculdade de Ciências Médicas, Sala dos Actos), a partir das 9h30.
Além da apresentação das recomendações, o evento será palco de um debate, onde se irá discutir, tendo em conta a evidência recolhida, os caminhos para a melhoria da gestão da insuficiência cardíaca em Portugal.
A Insuficiência Cardíaca é uma doença crónica, que afeta cerca de 26 milhões de pessoas em todo o mundo e está associada a um elevado número de hospitalizações e mortalidade2, estimando-se que, em Portugal, tanto a sua prevalência como incidência deverão aumentar nos próximos anos2,3.
Agenda do evento:
10h00 Abertura
● Helena Canhão, Diretora NOVA Medical School
● Hélder Pereira, Presidente Sociedade Portuguesa de Cardiologia
● Hugo Martinho, Diretor Médico AstraZeneca
● Victor Gil, Presidente Conselho Estratégico PORTHOS
10h15 Principais dados PORTHOS
● Cristina Gavina, Investigadora Principal
10h25 Apresentação das recomendações
● Rui Baptista, Investigador Principal
10h35 Debate: Das recomendações à prática
● Rita Sá Machado, Diretora Geral da Saúde*
● Hélder Pereira, Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia
● José Silva Cardoso, Coordenador Nacional PORTHOS
● Pedro Morais Sarmento, Coordenador-adjunto do Núcleo de Estudos de Insuficiência Cardíaca
● Nuno Jacinto, Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
● Luís Filipe Pereira, Presidente da Associação Apoio Doentes com Insuficiência Cardíaca
● Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde*
● António Gandra D’Almeida, CEO SNS*
11h50 Encerramento
● Ana Paula Martins, Ministra da Saúde*
*a confirmar
Referências:
(1) Gavina C, Baptista R. PORTHOS. The Portuguese Heart Failure Prevalence Observational Study. Apresentado no Annual Congress of the Heart Failure Association of the ESC, em Lisboa, em maio de 2024.
(2) McDonagh TA, Metra M, Adamo M, et al. 2021 ESC Guidelines for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure. Eur Heart J. 2021;42:3599-726
(3) Fonseca C, Brás D, Araújo I, Ceia F. Heart failure in numbers: estimates for the 21st century in Portugal. Rev Port Cardiol. 2018;37:97-104