Summer Medical School – International Program é dirigido a jovens estudantes de todo o mundo e acontece entre 21 e 25 de julho de 2025

Depois do sucesso a nível nacional e do programa em parceria com o Tecnológico de Monterrey, México (em 2024), a NOVA Medical School dá um passo importante para moldar o futuro da medicina, lançando já em 2025, o Summer Medical School – International Program, dirigido a estudantes de todo o mundo, com idades entre os 16 e os 18 anos, interessados em explorar os mais recentes avanços na área da saúde, prevenção de doenças e inovação médica.

Este programa de verão foi especificamente desenhado para imergir os participantes num ambiente de aprendizagem inovador, focado nas tendências que estão a moldar o futuro da saúde, nomeadamente o desafio da longevidade, uma prioridade política e social para uma sustentabilidade dos sistemas de saúde e da economia. Entre 21 e 25 de julho de 2025, os participantes terão acesso a conteúdos académicos e científicos de excelência, incluindo sessões interativas e workshops hands-on no Kitchen Lab da Instituição.

A Summer Medical School Lifestyle distingue-se pelo seu caráter internacional, atraindo participantes de todo o mundo e preparando os jovens para desempenharem papéis críticos no combate às doenças crónicas e na promoção da saúde populacional, com competências relevantes no autocuidado e literacia em saúde. Esta abordagem global não só enriquece os participantes, como também permite o intercâmbio de ideias e práticas que transcendem fronteiras.

“O que estamos a oferecer é a oportunidade dos participantes mergulharem nos conceitos da Medicina dos 4 P’s: Preventiva, Personalizada, Participativa e Preditiva, com foco na promoção da saúde e na adoção de tecnologias inovadoras no cuidado ao paciente. Inovação, conhecimento e networking internacional são as palavras-chave, sendo o espaço perfeito para reunir jovens com um espírito inovador e curiosidade científica”, explica Conceição Calhau, Subdiretora para a Extensão à Comunidade da NOVA Medical School.

O programa é integralmente em inglês, dando acesso a uma rede de networking internacional, sobretudo com os expertises da NOVA Medical School – líderes de opinião na área da medicina, ciências da nutrição, saúde pública e tecnologias emergentes, que podem manter-se no seguimento das suas trajetórias académicas e profissionais.

A professora Conceição Calhau refere ainda que “é fundamental que as novas gerações sejam preparadas para integrar práticas de saúde baseadas em evidências e estilos de vida adequados. Este programa vai além do ensino tradicional: é uma verdadeira imersão no futuro da saúde global. Pretendemos que estes jovens tenham a oportunidade de expandirem os seus conhecimentos e competências, em particular na prevenção de doenças e nas mais recentes abordagens inovadoras em cuidados médicos, numa experiência única de aprendizagem e inovação”.

Este programa oferece mais do que conhecimento técnico, prático e científico. Proporciona uma experiência social única, onde os participantes aprendem a trabalhar em equipa, desenvolver competências práticas e tornar-se promotores de saúde na sua comunidade. O impacto vai além do presente: forma profissionais conscientes e comprometidos com a construção de um futuro melhor.

O valor da inscrição cobre o alojamento em quartos individuais numa Residência de Estudantes em Lisboa, acompanhamento por monitores da NOVA Medical School, refeições nutricionalmente adequadas – com supervisão de ementas pela equipa de nutrição da escola -, consulta de nutrição, acesso ao programa Académico e Científico com oradores de renome, certificado de participação e, ainda, um sunset que encerra em festa uma semana intensiva de aprendizagem.

Esta iniciativa é, também, um marco importante para a instituição de ensino e posiciona a NOVA Medical School na vanguarda da capacitação de jovens, mesmo antes do acesso ao ensino superior: “A NOVA Medical School é uma das instituições mais prestigiadas a nível internacional no campo da educação e investigação médica e que forma os futuros líderes da saúde. Este programa é o espelho disso, com a participação de professores e especialistas líderes nas suas áreas”, explica Conceição Calhau. A professora não tem dúvidas de que esta “é uma oportunidade única para estes jovens, que irão não só aprender, como também conhecer colegas de várias partes do mundo, criando uma rede internacional que pode perdurar além do verão”.

Para mais informações, consulte o site da NOVA Medical School.