Iniciativa decorre até 16 de janeiro
Instituição é uma das únicas academias BPSO® em Portugal, integrando uma estratégia global de otimização de resultados
Até quinta-feira (16 de janeiro), a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica acolhe quase uma centena de enfermeiros numa iniciativa que pretende dar conhecer boas práticas destinadas a otimizar os resultados das entidades de saúde a nível global. A formação realiza-se no seguimento da parceria com a RNAO (Registered Nurses Association of Ontario), iniciada em 2016 e concretizada, agora, na integração da ESSATLA na rede Best Practice Spotlight Organization®️ (BPSO®️).
A ESSATLA – situada em Barcarena, no concelho de Oeiras – torna-se, assim, a segunda academia BPSO®️ a nível nacional, uma certificação que a posiciona na linha da frente da implementação de melhores condições para os profissionais e do melhor cuidado possível para os doentes. Após a cerimónia de abertura, que contou com a presença de Élise Racicot, embaixadora do Canadá em Portugal, dezenas de enfermeiros, chefes de serviço, professores e estudantes universitários iniciaram a formação orientada por representantes da RNAO. Além dos docentes e alunos de mestrado da ESSATLA, marcam presença profissionais de diversas instituições e unidades de saúde parceiras.
50 boas práticas para melhorar a experiência de utentes e profissionais
Distribuída por um período de quatro dias, a formação tem por base mais de meia centena de “Best Practice Guidelines (BPGs)”, isto é, um guia de boas práticas instituído pela RNAO, no âmbito da implementação de evidência que permita otimizar os resultados de saúde a nível individual, organizacional e sistémico. Pensadas para melhorar a experiência do cliente, reduzindo o custo dos cuidados ao prevenir complicações, e para enriquecer a satisfação dos enfermeiros, as BPGs dividem-se em nove categorias: crianças e jovens; clínica; equidade, diversidade e inclusão; fundamentos; sistema de saúde; ambiente de trabalho saudável; saúde mental e uso de substâncias; adultos mais velhos; e saúde da população. Esta já é a segunda formação dada pela ESSATLA neste âmbito, tendo a primeira decorrido em 2017.
Refira-se que a RNAO – organismo profissional que representa os enfermeiros, profissionais de enfermagem e estudantes de enfermagem de Ontário, no Canadá – tem vindo a dedicar-se à defesa de políticas públicas saudáveis, promovendo a influência e participação dos enfermeiros na tomada de decisões que afetam a profissão e o público que servem. É neste sentido que surge uma rede global – constituída, atualmente, por instituições de 13 países de quatro continentes – orientada para a defesa dos cuidados de saúde enquanto direito humano universal, e da liderança de cada enfermeiro como elemento fundamental da promoção da saúde individual e coletiva. Enquanto parceira da RNAO, a ESSATLA associa-se, assim, aos objetivos e valores desta estratégia.
Sobre a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica
Localizada em Oeiras, no histórico complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica foi estabelecida em 2001 como unidade orgânica da então Universidade Atlântica (atualmente, Atlântica – Instituto Universitário). Integrada na Atlântica enquanto escola de saúde de nível politécnico, a ESSATLA apresenta uma oferta formativa diversificada, que abrange quatro licenciaturas, três mestrados e quase duas dezenas de pós-graduações nas áreas da Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Osteopatia. Distingue-se pela ênfase na formação em contexto clínico e profissional, combinando uma forte componente prática com uma abordagem humanista, articulada com as ciências sociais e do comportamento. Assumindo, como missão, a formação de profissionais de excelência e motivados para contribuir significativamente na sociedade, a ESSATLA coordena diversos projetos de investigação e inovação que procuram dar resposta às necessidades da comunidade. Como parte da Atlântica, participa no Oeiras Community Valley, uma iniciativa que visa maximizar o impacto das ações de responsabilidade social das entidades participantes, promovendo uma interação efetiva com o Município de Oeiras, alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais informações disponíveis em https://essatla.pt/.