Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado tem nova direção

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) elegeu a Hepatologista Paula Peixe como presidente da direção para o biénio 2025-2027. Paula Peixe é licenciada em Medicina pela NOVA Medical School, especialista em Gastrenterologia e subespecialista em Hepatologia na ULS de Lisboa Ocidental.

O objetivo da nova direção passa por “assumir o desafio de fortalecer o papel da associação no panorama da saúde hepática em Portugal, mantendo os princípios e valores da APEF. Pretendemos incutir o apoio à investigação, reforçar a formação contínua dos profissionais de saúde e garantir que a população portuguesa tem acesso a informação clara e objetiva sobre as doenças hepáticas”, defende Paula Peixe.

A nova direção continuará o trabalho desenvolvido até agora, reforçando parcerias com entidades nacionais e internacionais e promovendo novas iniciativas para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças hepáticas.

E acrescenta: “Teremos a preocupação de contribuir para melhorar a literacia em saúde do Fígado, em Portugal. Desta forma, manteremos a aposta no desenvolvimento de campanhas de consciencialização dedicadas à população portuguesa, por forma a alertar para as doenças hepáticas, e a importância da prevenção, do diagnóstico e tratamento “.

A nova direção é também constituída pelos seguintes médicos: José Manuel Ferreira (Vice-Presidente), Jorge Leitão (Secretário-Geral), Joana Lúcia Magalhães (Tesoureira), Hélder Cardoso (Vogal), David Perdigoto (Vogal) e Mónica Sousa (Vogal). A Assembleia-Geral é composta pelos médicos Arsénio Santos (Presidente), Sofia Carvalhana (Vice-Presidente) e Joana Cochicho (Secretária). O Conselho Fiscal é constituído pelos médicos Filipe Calinas (Presidente), Maria Margarida Sampaio (Secretária) e Ana Isabel Oliveira (Vogal).