12 de abril |  09h30-16h30 | Auditório do metro de Lisboa
Inscrições obrigatórias através de formulário online 

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) promove, no próximo dia 12 de abril, a 3.ª edição do Seminário sobre Linfomas, no Auditório do metro de Lisboa (Linha Azul – Estação de metro do Alto dos Moinhos). Este evento, direcionado a doentes, cuidadores e profissionais de saúde, oferece uma oportunidade única para partilhar informação atualizada e apoio a todos os que vivem com linfoma.

Num dia que se antevê repleto de informação relevante, partilha de experiências e oportunidades para colocar questões a especialistas de diversas áreas, o seminário abordará temas que vão desde o diagnóstico até aos desafios inerentes à retoma das rotinas diárias.

O programa, abrangente e informativo, será conduzido por especialistas nacionais de renome. Serão abordados temas cruciais como o percurso do diagnóstico, com José Cabeçadas, anatomo-patologista do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, a detalhar as etapas, dificuldades e barreiras inerentes a este processo crucial. Seguir-se-á um painel de discussão dedicado à retoma da vida após o linfoma, moderado por Maria Gomes da Silva, hematologista do IPO de Lisboa, que reunirá hematologistas, médicos de família, psicólogos e terapeutas ocupacionais para explorar temas sensíveis como a saúde reprodutiva, o regresso ao trabalho e o bem-estar psicológico.

A inovação terapêutica também será tema de destaque com Eduardo Espada, hematologista da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria, a apresentar uma explicação acessível sobre a terapia celular e outras opções de tratamento. Joana Desterro, hematologista do IPO de Lisboa, juntamente com convidados, proporcionará uma abordagem geral aos linfomas, incluindo os linfomas cutâneos e a leucemia linfocítica crónica. O programa incluirá ainda um momento particularmente inspirador, com o testemunho na primeira pessoa de um sobrevivente ou pessoa a viver com linfoma.

A gestão dos efeitos adversos aos linfomas será abordada por Pedro Santos, hematologista do IPO de Lisboa, que irá detalhar a imunossupressão e outras toxicidades. Para finalizar, Ana Almeida, assistente Social da ULS de Santa Maria, apresentará algumas orientações práticas sobre o acesso aos cuidados de saúde no SNS, facilitando a navegação neste sistema complexo.

A APCL convida todos os interessados a participar nesta iniciativa, contribuindo para o progresso do conhecimento e melhoria contínua dos cuidados prestados na área dos linfomas. A inscrição no evento pode ser feita através do preenchimento do formulário online.