A iniciativa pretende mitigar a pegada de carbono do XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa de Nutrição, a realizar em maio.

No próximo sábado, 5 de abril, a partir das 9h30, a Associação Portuguesa de Nutrição (APN) vai organizar uma iniciativa para mitigar o impacto ambiental do XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação (CNA), a realizar-se nos dias 8 e 9 de maio. A ação de plantação das 250 árvores vai decorrer em Rio Torto, na cidade de Braga, e é organizada em conjunto com o Pelouro do Ambiente e Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Braga e conta com o apoio da Quercus e da empresa Sinal Mais.

O CNA da APN é o maior evento de nutrição em Portugal, reunindo mais de 1.500 profissionais e estudantes, nacionais e internacionais, anualmente para discutir temas atuais e emergentes na área da nutrição e alimentação. “Devido à sua dimensão, não podemos ignorar os impactos que este evento tem no meio ambiente”, começa por explicar a presidente da APN, Célia Craveiro.

“Apesar de a APN já ter um conjunto de cuidados ambientais no desenvolvimento deste evento, tem noção da pegada de carbono inerente à sua realização. Por esse motivo, pretendemos, de forma prévia, mitigar esta pegada através da plantação de 250 árvores — o número necessário para fazer face à pegada estimada”, explica a presidente.

Segundo a organização, para o cálculo desta pegada de carbono são considerados diversos fatores, como as deslocações dos convidados, o desperdício alimentar dos coffee-breaks, a produção de materiais em papel, os gastos de energia ou produção de resíduos. “Esta avaliação de impacto do evento ainda é pouco realizada em Portugal, não havendo conhecimento de que seja feita em outros eventos na área da saúde e alimentar”, continua Célia Craveiro.

“A sustentabilidade deve ser uma prioridade transversal a todas as áreas do conhecimento, e a nutrição não é exceção. Com esta iniciativa, queremos demonstrar que é possível reduzir o impacto ambiental das nossas atividades e, ao mesmo tempo, sensibilizar a sociedade para a importância da preservação ambiental”, afirma.

A comunidade é também convidada a participar ativamente nesta ação, contribuindo para a preservação dos ecossistemas locais. Os participantes que se envolverem na iniciativa ficarão automaticamente habilitados a ganhar um dos três convites para o XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação, que este ano acontece no Fórum Braga. As inscrições podem ser realizadas aqui.

“É especialmente significativo que esta ação ocorra em Braga, a cidade que acolherá, pela primeira vez, o Congresso de Nutrição e Alimentação. A descentralização deste evento é um passo importante para envolver mais comunidades no debate sobre nutrição e sustentabilidade”, conclui a presidente.

Em 2025, o evento tem como tema principal “O Tempo da Nutrição”. Este tema destaca a importância de abordar a nutrição sob diversas perspetivas no tempo: ciclos naturais da nutrição, incluindo os ciclos de vida e alimentação, o relógio biológico e o timing adequado para intervenções.