Entre os dias 30 de abril e 2 de maio, o Congresso Update em Medicina 2025 transformou o histórico Convento de São Francisco, em Coimbra, num centro de inovação e partilha de experiências médicas, com números que falam por si: uma plateia de 1600 profissionais de saúde, 1200 que encheram os corredores históricos do convento, enquanto outros 400 se juntaram virtualmente, o que tornou este evento o epicentro do conhecimento médico nacional.
“O congresso Update em Medicina 2025 voltou a afirmar-se como um dos principais encontros científicos da área da saúde em Portugal, marcado pela diversidade temática e pela relevância clínica. A elevada adesão às sessões refletiu o interesse e pertinência dos assuntos abordados, com especial destaque para temas como a obesidade, atualmente reconhecida como o epicentro de uma série de patologias, incluindo doenças cardiovasculares, oncológicas e autoimunes”, refere António Pedro Machado, Coordenador Científico do Update em Medicina. “A saúde mental assumiu também um lugar central na agenda, com especial enfoque na gestão da insónia nos Cuidados de Saúde Primários, um desafio crescente para os profissionais de primeira linha. Foram igualmente debatidas abordagens atualizadas para o tratamento de dependências, como o tabagismo e o alcoolismo, refletindo a urgência de estratégias eficazes e integradas nesta área”, acrescenta.
Além disso, temas do dia a dia clínico, mas não menos relevantes, estiveram em destaque, como as principais atualizações em Dermatologia e Oftalmologia, reforçando o papel transversal destes domínios na prática médica diária.
Outro dos momentos mais marcantes do congresso foi a entrega dos Prémios Update em Medicina 2025, que reconheceram projetos de excelência na prática clínica e na comunicação em saúde. Entre os premiados, destacou-se a Unidade de Saúde Familiar (USF) Corgo, não apenas pelo elevado número de trabalhos apresentados, mas pela consistência e mérito científico demonstrados, conquistando distinções em diversas categorias.
O Prémio Fratelli Tutti distinguiu, em ex-aequo, dois projetos de grande impacto social e alcance humanitário: “Dá Saúde e Faz Crescer”, focado nos cuidados materno-infantis essenciais para mulheres migrantes e “Saúde para Todos”, que promove cuidados de saúde para pessoas em situação de sem-abrigo.
Na área da comunicação em saúde, os Prémios Infosaúde reconheceram a criatividade e a clareza na abordagem de temas clínicos dos trabalhos a concurso, com o galardão máximo na categoria audiovisual atribuído a “Parvovírus na Gravidez: Informe-se e proteja-se”, enquanto o prémio de melhor panfleto informativo foi conquistado pelo estudo “Café: Efeitos na saúde”, da USF Corgo. A mesma Unidade foi ainda distinguida com uma menção honrosa pelo panfleto “Os 5 números mágicos da saúde”, reconhecendo a consistência e qualidade do trabalho na área da literacia em saúde.
De assinalar também o regresso do Prémio Servier de Hipertensão, que este ano consagrou o trabalho “Mais Saúde com Menos Sal: Literacia para o Controlo da Hipertensão Arterial”, um projeto desenvolvido em conjunto pelas equipas da USF Corgo e USF Nova Mateus, que reconhece o mérito de uma abordagem inovadora a uma das doenças crónicas mais prevalentes da atualidade.
“O Update em Medicina 2025 reafirmou-se como um espaço de excelência na valorização do conhecimento e inovação clínica, promovendo a partilha de boas práticas e incentivando a produção científica de qualidade”, refere Joana Bordalo, Presidente do Congresso Update em Medicina 2025. “E isso foi confirmado pelas candidaturas aos prémios que foram entregues, cuja qualidade e elevado nível não só tornou a tarefa dos júris uma missão complicada, como reflete o compromisso da comunidade médica com a melhoria contínua dos cuidados de saúde”, acrescenta.
Com os olhos postos no futuro, a organização anunciou que o Update em Medicina 2026 decorrerá entre os dias 16 e 18 de abril, regressando ao Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira, subordinado ao tema “Saber é o início. Aplicar é o caminho”, que promete elevar ainda mais a fasquia da excelência formativa e reforça o compromisso com uma formação médica inovadora e interativa, através de debates, workshops, roleplays e casos clínicos, que vão transformar a teoria em prática, conhecimento em competência, e informação em ação.
Sobre o Update em Medicina
Há cerca de 20 anos um grupo de médicos do Hospital de Santa Maria e os diretores dos Centros de Saúde da área de influência deste hospital conjugaram esforços e vontades para organizar o Programa de Formação Médica Continuada da Unidade de Saúde A. O grupo continuou a crescer à medida que iam recebendo colegas de outros Centros de Saúde, até que um dia o Dr. Fernando Silva, na altura diretor do Centro de Saúde de Loures, propôs a realização de uma reunião nacional, criando a 1ª edição do Update em Medicina. Volvidas quase duas décadas, o Update em Medicina tornou-se uma referência na formação Médica em Portugal, promovendo ainda, além do congresso anual, a formação contínua em várias áreas da medicina, através de cursos certificados pela DGERT que garantem a qualificação profissional dos formandos.