Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, e Enfermagem Comunitária são as áreas dos três novos Mestrados das Escolas de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa. Com edições em Lisboa e no Porto, os programas arrancam no ano letivo 2025/2026 e têm como objetivo formar especialistas altamente qualificados para responder às necessidades crescentes do setor da saúde.
Os novos mestrados distinguem-se por um plano curricular inovador, que combina uma forte componente teórica baseada na melhor evidência científica com uma abordagem prática e multidisciplinar. Os estudantes terão acesso a formação avançada em contextos clínicos reais, potenciando o desenvolvimento de competências essenciais para a prestação de cuidados diferenciados e de elevada qualidade.
Amélia Simões Figueiredo, diretora da Escola de Enfermagem (Lisboa), destaca que “estes mestrados refletem a aposta contínua da Universidade Católica Portuguesa na valorização da Enfermagem como profissão e ciência, preparando os enfermeiros para os desafios da prática clínica e para o impacto positivo no sistema de saúde.”
“Com esta oferta formativa inovadora, estamos a dotar os enfermeiros de conhecimento na aquisição e desenvolvimento de competências especializadas, essenciais para responder aos contextos de saúde cada vez mais complexos e exigentes,” conclui Paulo Alves, diretor da Escola de Enfermagem no Porto da Universidade Católica Portuguesa.
Estes novos mestrados nas áreas de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica e Enfermagem Comunitária reforçam a tradição de inovação das Escolas de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa. A investigação conduzida nestes cursos, que vão funcionar em Lisboa e no Porto, está integrada na “Nursing Research Platform”, do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), e a extensão universitária materializa-se em projetos de impacto social sediados no Centro de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa (CEC).
Mais informações:
Escolas de Enfermagem da Católica lançam três novos mestrados com turmas em Lisboa e no Porto | UCP