A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) lança o Guia de Etiqueta na Saúde Mental, no próximo dia 22 de maio, às 17h00 no Palácio Conde d’Óbidos. Um projeto inovador que associa, pela primeira vez, as normas ditadas pelos contextos sociais versus o impacto das mesmas no bem-estar e na saúde mental.
Esta iniciativa surge no âmbito do projeto #EU4Health, financiado pela Comissão Europeia e desenvolvido em colaboração com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, em parceria com 28 países. Escrito com uma abordagem prática e acessível, o guia propõe estratégias simples para lidar com situações de sofrimento emocional, promovendo a aplicação dos primeiros socorros psicológicos (PSP).
Em Portugal, a etiqueta sempre foi sinónimo de boa educação. Quantas vezes respondemos “Sim” à pergunta “Tudo bem?” quando, na verdade, queríamos dizer que estava tudo mal? Este foi o ponto de partida para a Cruz Vermelha Portuguesa, em conjunto com a agência criativa COMON, lançar o “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”.
O Guia de Etiqueta na Saúde Mental está disponível de forma gratuita nas formações de Primeiros Socorros Psicológicos da Cruz Vermelha Portuguesa ou online, através do site https://eu4health.cruzvermelha.pt/ – página disponível a partir do dia de amanhã. Para além da versão em português, o Guia conta também com edições em inglês e ucraniano, assegurando um acesso inclusivo a diversas comunidades.
Entre os contributos para o guia, destacam-se os testemunhos de figuras públicas como Margarida David Cardoso, Maria João Ruela, Cláudia Semedo, António Raminhos, Marcio Gagliato, Arz Stephan, Rita Redshoes e Nuno Delgado – que aceitaram o desafio de partilhar experiências reais que demonstram, na prática, a importância da saúde mental e dos primeiros socorros psicológicos.
“Percebemos que, para explicar o que são os Primeiros Socorros Psicológicos, tínhamos de começar por falar da importância da saúde mental. Mas também notámos que o maior entrave a uma conversa aberta sobre o tema são, muitas vezes, as regras e a forma como fomos educados. E assim nasce a ideia do guia — para ajudar a desbloquear, de forma prática, a tensão existente entre estes dois temas”, explica Ricardo Lourenço, diretor criativo da COMON.
O lançamento deste guia reflete um reconhecimento crescente da saúde mental como um direito humano universal, um dos objetivos centrais do projeto #EU4Health, que teve início em janeiro de 2023. Este projeto, que abrange Portugal e mais 27 países europeus, visa capacitar profissionais e voluntários em primeiros socorros psicológicos para melhor apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade.
“A saúde mental não é um luxo, é um direito humano universal. O ‘Guia de Etiqueta na Saúde Mental’ partilha dicas para que os leitores se sintam mais confiantes ao lidar com desafios emocionais – os seus e os dos outros, promovendo relações mais empáticas e saudáveis através de técnicas simples e eficazes,” destaca Susana Gouveia, Gestora
do projeto EU4Health na CVP.
Através desta iniciativa, a CVP pretende contribuir para a normalização da conversa sobre saúde mental e fortalecer a literacia emocional, promovendo relações mais empáticas e saudáveis na sociedade. O Guia representa um marco na forma como a saúde mental é abordada em Portugal, quebrando barreiras e incentivando a disponibilidade para a aceitação no dia a dia. A CVP convida todos os interessados a descarregar o Guia e a participar nas formações de PSP, contribuindo para uma sociedade mais consciente e preparada para apoiar quem mais precisa.
Sobre a COMON:
A COMON é uma consultora criativa, portuguesa e independente, fundada em 2001, com a missão de ajudar marcas e negócios a ganhar relevância cultural.
Sobre a CVP:
Sobre a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP):
A CVP é uma instituição humanitária com 160 anos de história, dedicada ao apoio a pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade. Com presença nacional através das suas estruturas locais e milhares de voluntários, atua em áreas como ação social, saúde, emergência, formação e cooperação internacional. Promove respostas sustentáveis que visam a dignidade, autonomia e resiliência das populações, em alinhamento com os princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Sobre o projeto EU4Health:
O EU4Health é um programa financiado pela Comissão Europeia que promove a prevenção e a saúde mental em 28 países. No contexto do conflito na Ucrânia, tornou-se uma ferramenta essencial para reforçar a resposta humanitária e os cuidados de saúde mental. Em Portugal, a Cruz Vermelha integra este esforço global, com o apoio técnico do Movement MHPSS Hub da FICV, promovendo iniciativas de capacitação em Primeiros Socorros Psicológicos, entre outras atividades de base comunitária, executadas por quem tem aquela capacitação.
Desde o arranque do projeto, a Cruz Vermelha Portuguesa já capacitou 2525 profissionais e voluntários, pessoal de primeira linha e outros profissionais em Primeiros Socorros Psicológicos e Apoio Psicossocial (PSP/SMAPS), entre os quais se destacam 390 professores e assistentes educativos e 16 profissionais de saúde ucranianos e russos. Através de três plataformas de serviço que foram alargadas, apoiaram-se mais 3924 pessoas deslocadas do conflito da Ucrânia ucranianas e receberam apoio psicossocial direto 1577 profissionais e voluntários da linha da frente, refletindo o compromisso da Cruz Vermelha em responder às necessidades emergentes em contexto de vulnerabilidade.
Por um futuro mais digno.
Todos os dias.
Saiba mais através do site oficial da Cruz Vermelha Portuguesa