O início e o fim da vida, a Inteligência Artificial, a edição genética, a sustentabilidade, a justiça intergeracional, a escuta ética e a diversidade cultural figuram entre os temas centrais do Curso de Verão promovido pelo Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Num cenário global de acelerada transformação, impulsionado por avanços científicos e tecnológicos, esta iniciativa reúne oradores nacionais e internacionais com vista a proporcionar uma formação bioética e humanista, orientada para a valorização do conhecimento ao serviço do bem comum e da promoção de uma ciência enraizada em valores éticos.

Fiel à sua missão de formar pessoas, cultivar a ciência e contribuir para o bem comum, o Instituto de Bioética da Universidade Católica afirma-se como um espaço de reflexão crítica e diálogo interdisciplinar sobre os grandes desafios éticos que emergem num mundo em constante transformação, marcado por rápidos avanços científicos, tecnológicos e sociais,” refere Mara de Sousa Freitas, diretora do Instituto de Bioética.  “A iniciativa destaca-se pela sua vocação inclusiva e plural, promovendo uma Bioética para todos — atenta à diversidade formativa, ao valor da invocação e da investigação, e comprometida com a formação de consciências morais capazes de pensamento crítico, sensibilidade ética e escolhas prudentes,” conclui.

Está confirmada a presença de oradores como Alexandre Castro Caldas, Alexandre Palma, Ana Paula Nunes, Anelize Caminha, António de Almeida, Bagão Félix, Célia Iglésias, Cíntia Águas, Elif Ekmekci, Fernando Araújo, Filipa Iglésias, Francis P. Crawley, Francisca Leite, João Maria Condeixa, João Pereira, João Queiroz e Melo, Joana Aroso, Jorge Soares, José Diogo Martins, José Manuel Pereira de Almeida, Kris Dierickx, Mihalis Kritikos, Mara de Sousa Freitas, Maria de Jesus Cabral, Maria José dos Santos, Marta Brites, Nilza Diniz, Rita Paiva e Pona, Paula Ravasco, Sofia Menéres, Vasco Pinto de Magalhães, entre outros.

O curso propõe uma abordagem formativa de matriz ética, humanista e responsável, integrando saberes e valores provenientes das ciências, da filosofia e da cultura. Inspirado nas origens fundadoras da Bioética — de Van Rensselaer Potter a André Hellegers — e ancorado no pensamento de figuras como Sócrates, Platão, Aristóteles, Paul Ricoeur ou Emmanuel Levinas, o programa coloca a dignidade da pessoa humana no centro da reflexão ética.

Aberto a estudantes, profissionais e investigadores de diversas áreas — como medicina, enfermagem, direito, filosofia, ciências sociais ou comunicação.