Apostando na excelência na prestação de cuidados
Novo cargo de Provedora dos Destinatários dos Serviços de Enfermagem constitui uma figura independente e próxima dos cidadãos
Natália Espírito Santo, diretora da EIA, entidade que integra a Atlântica – Instituto Universitário e a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica, é a primeira pessoa a assumir a nova função de Provedora dos Destinatários dos Serviços de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros. A partir de agora, os cidadãos têm um canal aberto, através do qual podem partilhar preocupações, apresentar sugestões ou sinalizar eventuais ocorrências relacionadas com enfermagem.
A criação do cargo de Provedora dos Destinatários dos Serviços de Enfermagem é uma obrigação legal e estatutária e constitui uma figura independente e próxima dos cidadãos que recebem cuidados de enfermagem. Desta forma, a Ordem dos Enfermeiros reforça também o seu compromisso com a transparência, a valorização dos cidadãos e com a qualidade dos cuidados de enfermagem.
Com um percurso profissional de mais de 25 anos dedicado à área da educação, Natália Espírito Santo afirma que “é com forte sentido de responsabilidade que aceito esta função, que considero de responsabilidade pública e crucial para garantir o exercício de excelência dos cuidados de enfermagem”. A Provedora indica ainda que “é fundamental que os cidadãos sintam que podem contar com alguém isento que os apoie e ajude a solucionar eventuais situações que possam reportar. Acredito também que este cargo desempenhará um papel importante de acompanhamento e sensibilização junto dos cidadãos”.
Sobre a Atlântica – Instituto Universitário
Situada em Oeiras, no histórico complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, a Atlântica – Instituto Universitário distingue-se, há quase três décadas, por um modelo de ensino inovador que combina o rigor académico e as oportunidades de investigação com uma forte ligação ao tecido e realidades empresariais. A oferta formativa da Atlântica engloba várias licenciaturas, quatro mestrados e dois doutoramentos nas áreas da Engenharia, Ciências Empresariais e Nutrição. Destaca-se, ainda, enquanto única entidade privada em Portugal que oferece uma licenciatura em Engenharia Aeronáutica, integrando o grupo de 135 entidades que constituem o AED – cluster para as indústrias da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa. Comprometida com o estabelecimento e manutenção de uma relação de proximidade com a comunidade, a Atlântica faz parte do Oeiras Community Valley, um consórcio que visa maximizar o impacto das iniciativas de responsabilidade social das empresas e instituições, fomentando uma conexão com o Município de Oeiras alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais informações disponíveis em https://www.uatlantica.pt/.
Sobre a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica
Localizada em Oeiras, no histórico complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica foi estabelecida em 2001 como unidade orgânica da então Universidade Atlântica (atualmente, Atlântica – Instituto Universitário). Integrada na Atlântica enquanto escola de saúde de nível politécnico, a ESSATLA apresenta uma oferta formativa diversificada, que abrange quatro licenciaturas, três mestrados e quase duas dezenas de pós-graduações nas áreas da Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Osteopatia. Distingue-se pela ênfase na formação em contexto clínico e profissional, combinando uma forte componente prática com uma abordagem humanista, articulada com as ciências sociais e do comportamento. Assumindo, como missão, a formação de profissionais de excelência e motivados para contribuir significativamente na sociedade, a ESSATLA coordena diversos projetos de investigação e inovação que procuram dar resposta às necessidades da comunidade. Como parte da Atlântica, participa no Oeiras Community Valley, uma iniciativa que visa maximizar o impacto das ações de responsabilidade social das entidades participantes, promovendo uma interação efetiva com o Município de Oeiras, alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais informações disponíveis em https://essatla.pt/.