Cerimónia de tomada de posse agendada para 18 de julho

A docente Madalena Gomes da Silva foi hoje eleita como diretora da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), sucedendo a António Manuel Marques, que exerceu o cargo desde julho de 2018 até ao último mês de maio.

Professora coordenadora desde 2002, Madalena Gomes da Silva foi eleita por unanimidade em reunião do Conselho de Representantes da ESS/IPS, tomando posse para o mandato de 2025/2029 em cerimónia agendada para o próximo dia 18 de julho, às 10h30, no Auditório Nobre do Politécnico (edifício ESCE/ESS), no campus de Setúbal.

Além de subdiretora da ESS/IPS, integrando a equipa de António Manuel Marques, assumiu vários cargos ao longo de 25 anos de docência no IPS, nomeadamente os de presidente do Conselho Científico e do Conselho de Representantes, e de coordenadora de departamento, de curso de mestrado e de licenciatura. Atualmente, desempenhava as funções de diretora interina.

Doutorada em Fisioterapia pelo Kings College London (University of London, 2002), Madalena Gomes da Silva foi homenageada em 2023, pela Ordem dos Fisioterapeutas, por ter sido a primeira fisioterapeuta a obter o grau de doutor neste ramo da Saúde em Portugal.

Na dimensão pedagógica, acumula vasta experiência nas áreas de Gestão de Projetos e Educação em Fisioterapia, com particular incidência no trabalho em ambientes multidisciplinares e interculturais, através da coordenação de vários cursos internacionais na área da Saúde.

No domínio da investigação clínica, elegeu o envelhecimento como principal área de interesse, nomeadamente no que respeita à promoção da saúde e funcionalidade das pessoas idosas, prevenção do estilo de vida sedentário e a prevenção de quedas.