A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) acaba de lançar um novo episódio do podcast “À conversa sobre Diálise”, que conta desta vez com a participação de Eduardo Costa, professor no Instituto Superior Técnico e especialista em Economia da Saúde.
O episódio centra-se na realidade e nos desafios da hemodiálise em Portugal, que Eduardo Costa classifica como uma história de sucesso. “Portugal oferece cuidados de hemodiálise de elevada qualidade e segurança, nomeadamente quando comparado com outros países europeus. A diálise em Portugal tem sido marcada por uma parceria eficaz entre o SNS e o setor privado, que tem funcionado bem”, afirma.
A conversa aborda também o estudo do economista sobre o “Preço compreensivo da hemodiálise em Portugal”, valor pago pelo Estado que cobre, além do tratamento, todos os cuidados, exames e consultas associadas. Este preço, congelado desde 2011, não acompanhou os custos crescentes do setor. Embora os prestadores privados tenham conseguido melhorar a sua eficiência ao longo do tempo, Eduardo Costa alerta que essa margem está, atualmente, a esgotar-se.
Como resposta, propõe um modelo de atualização anual do preço compreensivo que assegure a manutenção dos resultados de qualidade para o utente/doente, traga equilíbrio à relação financiador/prestador e mantenha a previsibilidade para o financiador.
O podcast “À conversa sobre Diálise” comemora o 40.º aniversário da ANADIAL e tem como objetivo abordar a evolução do tratamento da doença renal crónica ao longo das últimas quatro décadas. Convida mensalmente um especialista para debater temas relevantes para doentes renais, profissionais de saúde e o público em geral.