Novo espaço aberto ao público mediante inscrição
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) criou um escape room dedicado às Neurociências, que alia raciocínio, destreza e trabalho em equipa.
“The Brain Unlocked” é a temática do novo espaço, cujo ponto de partida é o desaparecimento de uma cientista da Universidade Católica. Num cenário alusivo às Neurociências, a missão dos visitantes é descobrir a mensagem encriptada sobre a existência de um laboratório secreto e as pistas que levem ao seu paradeiro, superando os diferentes desafios em equipa.
Este escape room, na sede, em Lisboa, está aberto ao público, mediante inscrição através do email saude.sede@ucp.pt, com sessões às terças e quintas-feiras, entre as 10h00 e as 12h00 e das 15h00 às 17h00. A entrada é gratuita.
Inspirada na primeira licenciatura em Portugal sobre Neurociências de Sistema e Cognitiva (Systems and Cognitive Neuroscience), cujo primeiro ano letivo se inicia em setembro, “esta iniciativa foi concebida para proporcionar uma experiência interativa que pretende aproximar os participantes ao fascinante mundo da Neurociência, alertar para as suas crescentes aplicações em diferentes áreas de conhecimento e despertar para a descoberta científica”, explica a coordenadora da nova licenciatura, Filipa Ribeiro.
Desenhado numa parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem e a Faculdade de Medicina da Católica, este curso, que posiciona o país na vanguarda da educação em Neurociências, inspira-se nos melhores programas internacionais e será totalmente lecionado em inglês.
Esta formação interdisciplinar abre portas para múltiplas saídas profissionais em setores como o da Ciência de Dados e o da Neurociência Computacional – aplicação de inteligência artificial e big data em múltiplos setores, desde a Saúde até à Economia – ou o da Neurotecnologia, no desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina, biofeedback e tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade de vida.
Permitirá também optar pela área da investigação, nomeadamente na Indústria Farmacêutica e Biotecnologia, no desenvolvimento de novos fármacos e terapias para o tratamento de doenças do sistema nervoso, ou na Academia, prosseguindo o estudo para Mestrado e Doutoramento e possibilitando o contributo para avanços científicos nas Neurociências.
Nesta licenciatura será assegurada uma formação robusta, assente nos conhecimentos fundamentais, complementados com competências analíticas sólidas. A título de exemplo, disciplinas como “Biologia Celular e Genética” e “Neurociências da Perceção e da Ação” revelam a estrutura e funcionamento do sistema nervoso, permitindo compreender desde os mecanismos celulares até aos processos sensoriais e cognitivos.