Sexta-feira, 25 | 11h00 | Sala do Senado
Na próxima sexta-feira, dia 25, vai decorrer a cerimónia de renovação da colaboração do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra (UC) com a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), com a renovação do título de Centro Colaborador. O evento vai decorrer a partir das 11h00, na Sala do Senado.
O ICNAS tornou-se centro colaborador da AIEA, o organismo da Organização das Nações Unidas que trata da utilização pacífica das radiações, em 2020. Com esta renovação, a colaboração, na área da produção e investigação e desenvolvimento de radioisótopos e radiofármacos, prolonga-se até 2028. Atualmente, o ICNAS é o único centro colaborador da AIEA a nível mundial na área da radiofarmácia.
Nesta cerimónia, vai ter lugar a entrega oficial da Placa de Centro Colaborador da Agência Internacional de Energia Atómica ao Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde. O evento vai contar com as intervenções do Diretor do ICNAS, Antero Abrunhosa; do coordenador do projeto no ICNAS, Francisco Alves; da Vice-Diretora e Chefe do Departamento de Ciências Nucleares e Aplicações da AIEA, Najat Mokhtar; e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.
O Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde e a Agência Internacional de Energia Atómica têm uma longa história de colaboração. Ao longo da última década, o ICNAS apoiou mais de 30 atividades da AIEA, incluindo bolsas de estudo, visitas científicas e cursos de formação, envolvendo um total de 100 formandos de 20 países. Além da transferência de conhecimento, os investigadores do ICNAS participam em reuniões técnicas da AIEA e realizam missões internacionais de colaboração.