A Ordem dos Médicos tomou conhecimento da situação de uma mulher que teve o parto na via pública e expressa, antes de tudo, votos sinceros de plena recuperação e bem-estar para a mãe, o recém-nascido e a respetiva família.
De forma responsável, foram já solicitados esclarecimentos ao Ministério da Saúde, à Direção-Executiva do SNS e ao INEM, com o objetivo de apurar em detalhe as circunstâncias que conduziram a este desfecho e de avaliar eventuais falhas ou necessidades de melhoria no acesso e na capacidade de resposta da linha SNS 24 e dos serviços de saúde.
“Esta situação é inadmissível e é fundamental perceber exatamente em que circunstâncias ocorreu. O propósito da Ordem dos Médicos é garantir que, no futuro, situações semelhantes possam ser prevenidas. Para isso, é indispensável conhecer todos os factos e circunstâncias que estiveram na sua origem”, sublinha Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. “A segurança e a dignidade das pessoas, das grávidas e seus filhos têm de estar sempre em primeiro lugar”.
A Ordem dos Médicos reafirma o seu empenho em assegurar a qualidade dos cuidados e a defesa dos direitos dos doentes, comprometendo-se a promover soluções que garantam cuidados seguros, atempados e humanizados para todos, prevenindo que ocorrências desta natureza se repitam, independentemente das causas.