Setembro é o mês de consciencialização do cancro infantil e o podcast “Gravado na Retina” vai dedicar a sua emissão aos “tumores oculares pediátricos”, assinalando assim o Setembro Dourado- mês de consciencialização do cancro infantil.

No mês de setembro a emissão do podcast “Gravado na Retina”, uma iniciativa do Grupo de Estudos da Retina (GER) que pretende aproximar o conhecimento científico da comunidade médica e do público em geral, promovendo literacia em saúde ocular de forma clara e acessível, será dedicada aos tumores oculares pediátricos, assinalando assim o Setembro Dourado- mês de consciencialização do cancro infantil.

O GER, que reúne médicos oftalmologistas portugueses dedicado à investigação e tratamento das patologias vítreo-retinianas, lançou o podcast “Gravado na Retina”, um programa, de periodicidade mensal e duração média de 25 a 30 minutos. O programa convida especialistas do GER a discutir, em cada episódio, uma patologia específica da retina, contando também com a participação de pessoas que vivem com essas doenças, criando um diálogo que combina a perspetiva médica com a experiência pessoal.

Desde a sua estreia, já foram emitidos episódios dedicados a temas como distrofias da retina, uveíte, descolamento de retina, degenerescência macular da idade e, mais recentemente, doenças da mácula com indicação cirúrgica e alta miopia.

Na primeira pessoa, destaque para a participação da primeira criança a receber uma injeção intra-vítrea de anti-VEGF em Portugal, partilhando a sua experiência agora em adulta, no episódio dedicado à retinopatia da prematuridade.

Até ao final do ano, ainda serão abordadas as Oclusões Vasculares da Retina, a Retinopatia Diabética e as mais recentes inovações nos tratamentos da retina.

“Com o ‘Gravado na Retina’, queremos valorizar tanto o conhecimento técnico como a vivência pessoal, oferecendo informação rigorosa e, ao mesmo tempo, próxima do quotidiano de quem lida com estas doenças”, afirma a direção do GER.

Disponível gratuitamente nas principais plataformas digitais, como Spotify e Apple Podcasts, e através do site oficial do GER, “Gravado na Retina” dirige-se não apenas a médicos e estudantes de medicina, mas também a pacientes, cuidadores e a todos os interessados em saúde ocular. A iniciativa conta com o apoio de várias entidades do setor farmacêutico e procura ser uma ponte de comunicação entre a ciência e a sociedade.

Com esta nova plataforma, o GER reforça o compromisso de levar informação credível e atualizada sobre a saúde da retina a todos os que dela possam beneficiar.

Sobre o GER

O GER – Grupo de Estudos da Retina, é um grupo de reflexão e debate, promoção e divulgação na área da retina e vítreo. Pretende contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde na área da patologia vítreo-retiniana. A amizade e o prazer em aprender e partilhar conhecimentos e experiências, estão na sua origem.

Entre os seus objetivos destacam-se a promoção da atualização científica dos seus membros e da comunidade médica, da sensibilização das entidades responsáveis para as necessidades específicas da patologia vítreo-retiniana e da colaboração com o Colégio da Especialidade de Oftalmologia e com a SPO (Sociedade Portuguesa de Oftalmologia).

O GER dedica-se ainda à discussão e partilha de informação científica, projetos de investigação, elaboração de publicações que poderão incluir monografias, artigos científicos, documentos explicativos, protocolos ou guias de orientação clínica na área da retina.