Com início marcado para outubro de 2025
A preparação psicológica é hoje reconhecida como um fator decisivo para o sucesso de atletas e performers. Foco, determinação e planeamento são competências essenciais, mas só se revelam eficazes quando acompanhadas por profissionais especializados. É neste contexto que a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa apresenta a Pós-Graduação em Psicologia do Desporto e da Performance, uma formação dirigida exclusivamente a psicólogos e acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
“A Pós-Graduação em Psicologia do Desporto e da Performance foi desenhada para desenvolver conhecimentos e competências específicas nos psicólogos, tornando-os mais preparados para intervir junto de atletas, performers, treinadores e outros agentes destes contextos”, sublinha Catarina Morais, co-coordenadora da formação e docente da Faculdade de Educação e Psicologia. Também co-coordenador da Pós-Graduação e psicólogo da psicologia e da performance, Carlos Fernandes acrescenta: “O objetivo central dos psicólogos do desporto e da performance é promover o desenvolvimento integral do indivíduo, potenciando rendimento, bem-estar e competências psicológicas que sustentam o sucesso nestes contextos altamente exigentes”.
Com um formato presencial e intensivo (aos sábados), a formação privilegia metodologias experienciais e práticas simuladas, potenciando a aprendizagem através da vivência direta das situações. “Queremos criar condições para que os formandos experimentem os desafios emocionais associados às tarefas, de forma a consolidar competências de intervenção eficazes”, explica Catarina Morais.
A Pós-Graduação conta com um corpo docente com vasta experiência em contextos de Desporto e Performance e distingue-se ainda pela aposta no desenvolvimento pessoal e profissional dos próprios psicólogos, incentivando a capacidade de decisão, o sentido crítico e a coerência na prática profissional.