Encontro que reúne os distribuidores farmacêuticos europeus, organizado pelo GIRP – European Healthcare Distribution Association, terá lugar em Varsóvia, entre os dias 1 e 2 de outubro. 

A ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos marca presença em Varsóvia, na Polónia, para representar os distribuidores farmacêuticos nacionais durante a conferência Pharma Supply 2025, organizada pelo GIRP – European Healthcare Distribution Association. O encontro, que decorre nos dias 1 e 2 de outubro, reúne mais de uma centena de especialistas do setor, incluindo decisores políticos, reguladores e líderes da indústria, com o objetivo de debater os principais desafios e oportunidades que moldam atualmente a cadeia de abastecimento de medicamentos na Europa.

O evento deste ano, sob o mote “Resiliência através da preparação e modernização regulamentar”, centra-se em dois eixos fundamentais: o reforço da resiliência da cadeia logística por via de medidas de preparação – como o stock de reserva e a cibersegurança – e a análise da revisão das Boas Práticas de Distribuição (GDP), com vista à modernização e alinhamento com os objetivos de saúde pública europeus.

Ao longo de dois dias de trabalhos, estarão em cima da mesa temas como o papel da distribuição farmacêutica em cenários de crise e guerra, a cibersegurança como novo campo de batalha logístico, os desafios associados à auditoria e inspeção em GDP, a importância do stock estratégico de medicamentos ou a revisão das normas europeias de GDP para reforço da compliance e da resiliência do setor. Marcarão presença no evento representantes de entidades como a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu, a NATO, o Ministério da Saúde da Polónia e a Agência Europeia de Medicamentos.

A ADIFA estará representada pela sua Gestora de Assuntos Regulamentares, Mariana Tovar Chaves. Esta participação enquadra-se na missão da ADIFA de contribuir ativamente para o desenvolvimento de um ecossistema de saúde mais resiliente, sustentável e centrado nas necessidades dos doentes, em alinhamento com as políticas e prioridades europeias para o setor da saúde.

“A construção de cadeias de abastecimento resilientes e modernas exige uma abordagem integrada e colaborativa entre todos os intervenientes. A conferência do GIRP é, por isso, um momento essencial de partilha, aprendizagem e construção de consensos para uma Europa mais bem preparada para os desafios futuros da saúde pública”, sublinha Nuno Flora, Presidente Executivo da ADIFA.

O Pharma Supply 2025 decorre no Event Hall, em Varsóvia, reforçando o compromisso do GIRP em colocar os temas estruturantes da distribuição farmacêutica na agenda política e técnica da União Europeia.