Projeto executado pela Associação Ensinar Saúde Norte, constituída entre o Grupo Trofa Saúde e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, vai formar 200 profissionais de saúde em mais de 40 especialidades médicas e não médicas

O projeto MediCluster – Making Health Together promove a Conferência Internacional sobre Cooperação para o Desenvolvimento e Formação em Saúde, a decorrer no dia 3 de outubro, no Grande Auditório Trofa Saúde, em Gaia. O encontro vai reunir líderes hospitalares, académicos, representantes governamentais e parceiros internacionais para debater os novos caminhos da diplomacia em saúde, a importância da formação especializada, a inovação pedagógica e o papel da cooperação público-privada na construção de sistemas de saúde mais resilientes e sustentáveis.

Moderada pela jornalista Fátima Campos Ferreira, a conferência integra-se no âmbito do projeto MediCluster – Making Health Together, uma iniciativa que nasce como evolução natural do projeto PALOP EXPERTSAÚDE, apoiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, coordenado e executado pela Associação Ensinar Saúde Norte (AESN), constituída entre o Grupo Trofa Saúde e a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.

O projeto, que surge no contexto do Programa PARES/Cluster Saúde, pretende reforçar as competências dos profissionais de saúde dos PALOP através de programas de formação avançada, intercâmbio hospitalar e partilha de conhecimento entre instituições portuguesas e africanas. Ao longo dos próximos três anos, o MediCluster prevê formar mais de 200 profissionais de saúde em mais de 40 especialidades médicas e não médicas, envolvendo uma rede de hospitais públicos, privados e sociais em Portugal e nos PALOP. O objetivo é melhorar a qualidade dos cuidados de saúde nos países parceiros, reduzir a dependência de profissionais estrangeiros e criar uma rede de alumni que garanta a partilha contínua de conhecimento e boas práticas.

“A Conferência Internacional sobre Cooperação para o Desenvolvimento e Formação em Saúde representa um momento de convergência entre aquilo que Portugal tem de melhor na área da saúde e o compromisso de partilhar esse conhecimento com os países irmãos de língua portuguesa. O MediCluster – Making Health Together é a tradução prática desse espírito de cooperação, unindo instituições, profissionais e governos na construção de sistemas de saúde mais fortes, na promoção de autonomia local e na criação de um futuro mais sustentável para todos.”, afirma José Vila Nova, Chairman do MediCluster – Making Health Together e Vice-Presidente do Grupo Trofa Saúde.

A conferência contará com a participação de oradores nacionais e internacionais, entre os quais: Luís Filipe Menezes Médico, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa; Nelma Fernandes, Presidente da Confederação Empresarial da CPLP; Elisa Pedro Gaspar, Bastonária da Ordem dos Médicos de Angola; Beatriz Manuel Chongo, Presidente do Conselho de Certificação da Ordem dos Médicos de Moçambique; Alice Porto, Team Leader da Comissão Consultiva das Relações Internacionais da Ordem dos Médicos; Luís Guimarães, Administrador Executivo e Chief Commercial Officer do Banco Português de Fomento; Neima Ferreira, Coordenadora Chefe do Programa Compacto Lusófono, Banco Africano de Desenvolvimento.

AGENDA

  • Conferência Internacional “Cooperação para o Desenvolvimento e Formação em Saúde – MEDICLUSTER Making Health Together”
  • Dia 3 de outubro de 2025, sexta-feira, a partir das 09:00
  • Grande Auditório Trofa Saúde Gaia

Programa completo: https://medicluster.pt/