A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove ao longo deste mês a campanha Outubro Rosa, iniciativa que visa reforçar a sensibilização da população para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e apoio às pessoas afetadas pelo cancro da mama – a principal causa de morte por cancro entre as mulheres em Portugal. Este ano, a campanha destaca o papel fundamental da atividade física na luta contra o cancro da mama.
Estudos demonstram que praticar desporto reduz até 20% o risco de desenvolver cancro, contribuindo, ainda, para a melhoria da qualidade de vida durante e após os tratamentos, ao reduzir o risco de recidiva e atenuar os efeitos secundários. A prática de exercício físico promove ainda o bem-estar físico e emocional das pessoas com diagnóstico oncológico.
A LPCC, em representação da EUROPA DONNA – Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama e através do Movimento Vencer e Viver, promove a iniciativa Outubro Rosa com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.
Esta campanha destaca, ainda, três datas especialmente simbólicas: o Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático (13 de outubro), o Dia Europeu da Saúde da Mama (15 de outubro) e o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama (30 de outubro).
Em Portugal, surgem anualmente cerca de 9.000 novos casos de cancro da mama e mais de 2.000 mulheres morrem com esta doença, segundo os dados mais recentes sobre o cancro da mama em Portugal, publicados pelo Global Cancer Observatory da Organização Mundial de Saúde, referentes a 2022.
Apesar de ser um cancro predominantemente feminino, cerca de 1 em cada 100 casos ocorre em homens, o que reforça a importância de uma abordagem inclusiva na informação e sensibilização.
Rastreio do Cancro da Mama: acesso alargado e gratuito
No âmbito da campanha Outubro Rosa, a LPCC reforça ainda a importância do Rastreio de Base Populacional, uma das suas áreas de intervenção prioritárias. Este ano, o Programa de Rastreio foi alargado a mulheres dos 45 e os 74 anos, permitindo uma cobertura mais abrangente da população feminina em risco.
O rastreio, gratuito, é realizado por mamografia em unidades móveis ou fixas, e as mulheres são convocadas através de uma carta-convite enviada para a morada registada no centro de saúde, podendo também receber um SMS com os detalhes do exame.
“A prevenção, o rastreio e o diagnóstico precoce continuam a ser as melhores armas contra o cancro da mama. O Programa de Rastreio que desenvolvemos em colaboração com os Cuidados de Saúde Primários é totalmente gratuito e o facto de ter sido alargado a mulheres dos 45 e os 74 anos representa um avanço muito significativo: mais mulheres abrangidas, mais vidas protegidas e mais hipóteses de detetar a doença em estágios iniciais, quando as possibilidades de tratamento com sucesso são maiores”, sublinha Vítor Veloso, Presidente da LPCC.
A LPCC, enquanto entidade de referência nacional na luta contra o cancro, renova com o Outubro Rosa o seu compromisso com a prevenção, a informação e o apoio ao doente oncológico, apelando a toda a sociedade para que se junte a este movimento de cor, força e esperança.
Sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro
É uma Associação Cultural e de Serviço Social, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, cujo principal objetivo é combater o cancro. Tem por base quatro áreas de missão: Apoio ao Doente Oncológico e família; Prevenção Primária; Prevenção Secundária e Investigação e Formação em Oncologia.
Liga Portuguesa Contra o Cancro (ligacontracancro.pt)
Linha Cancro 808 255 255