A Associação dos Jovens Médicos de Portugal (AJOMED) organiza, nos dias 9 e 10 de outubro, em Aveiro, a 14.ª edição do Congresso Nacional do Interno de Formação Geral (CNIFG – MedStart 2025), o maior encontro nacional dedicado aos médicos em início de carreira.
O evento decorre sob o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, contando ainda com o reconhecimento e apoio institucional do XXV Governo Constitucional.
O CNIFG 2025 reunirá jovens médicos de todo o país num espaço de crescimento profissional, reflexão e partilha de conhecimento, com foco no futuro da profissão médica e na qualidade do sistema de saúde português. O programa inclui oradores de referência nacional, workshops práticos, sessões científicas, painéis sobre políticas de saúde e momentos de debate interprofissional.
“O CNIFG é um espaço de afirmação da nova geração de médicos e um contributo essencial para a construção de um sistema de saúde mais humano, inovador e sustentável. Para a AJOMED, este congresso representa também a força e o dinamismo dos jovens médicos portugueses e a sua vontade de contribuir para um futuro melhor na saúde”, referem Cristiano Marques e Filipa Aragão, coordenadores gerais do evento.
“Sendo um congresso de médicos para médicos no início de carreira, pretende promover o crescimento profissional, auxiliando a construção da identidade profissional dos jovens médicos e reforçando as competências necessárias ao bom exercício de uma medicina humana, centrada no doente e atenta à inovação e aos avanços científicos e tecnológicos”, acrescentam.
Desde a sua primeira edição, o CNIFG tem sido um marco no percurso formativo dos médicos portugueses, promovendo a aproximação entre os diferentes níveis de formação, a investigação clínica e a política de saúde, e assumindo-se como um símbolo de identidade e coesão profissional entre os jovens médicos.
Sobre a AJOMED
A Associação dos Jovens Médicos de Portugal (AJOMED) é a organização que representa e apoia os jovens médicos, promovendo a valorização profissional, o desenvolvimento científico e a defesa de políticas de saúde baseadas em evidência e equidade.
Entre os seus principais objetivos destacam-se:
- Fomentar e defender os interesses dos jovens médicos a todos os níveis, garantindo o cumprimento do seu código deontológico;
- Apoiar projetos e ações promovidos por jovens médicos para o desenvolvimento no campo da saúde;
- Promover a integração dos jovens médicos portugueses na comunidade médica nacional e internacional;
- Incentivar a investigação, o debate científico e a comunicação interprofissional;
- Divulgar a análise da prática médica em Portugal e os contributos dos jovens médicos junto das instituições e da opinião pública;
- Estimular o relacionamento com outras disciplinas, comunidades científicas e grupos socioprofissionais;
- Prestar assistência médica, sem fins lucrativos, a populações em situação de carência;
- Fomentar encontros de reflexão sobre temas atuais com implicações médicas e éticas;
- Atribuir prémios a indivíduos ou instituições que se destaquem na área médica, social ou cultural;
- Promover congressos, reuniões e atividades de interesse comum aos jovens médicos.