Apostando na ligação entre a academia e a indústria
Parceria pioneira impulsiona formação dos futuros nutricionistas, reforçando o compromisso da Bettery com a investigação aplicada
No arranque do novo ano letivo, a Atlântica – Instituto Universitário reforça a sua aposta na área de nutrição através de uma parceria com o Bettery LifeLab. O centro de investigação e desenvolvimento da Bettery, marca portuguesa de nutrição que alia ciência e inovação para desenvolver soluções que se adaptam as rotinas de cada indivíduo, vai reforçar a componente prática e científica da licenciatura em nutrição. No âmbito da sinergia, os alunos da Atlântica passam a ter acesso direto, já a partir deste ano letivo, a metodologias avançadas de avaliação corporal e metabolismo, análises clínicas e de desempenho físico.
“O laboratório oferece uma integração única entre ensino, investigação e prática profissional”, começa por explicar Susana Arranhado, coordenadora da licenciatura de nutrição. A docente avança ainda que o acesso ao Bettery LifeLab “permite que os estudantes participem em projetos de investigação avançada, colaborem com equipas multidisciplinares e utilizem equipamentos apenas disponíveis nos mais prestigiados centros de investigação”. Com esta parceria, a Atlântica quer reforçar a sua aposta na ligação entre a academia e a indústria, abrindo portas a parcerias com instituições e empresas da área da saúde e nutrição.
Para a Bettery, esta parceria reforça o seu papel como marca portuguesa na vanguarda da nutrição baseada em evidência científica. Como explica Alexandre Abreu, CEO e fundador da Bettery, “com o Bettery LifeLab queremos colocar a ciência ao serviço da nutrição e aproximar o conhecimento académico da aplicação prática, promovendo inovação e talento num setor em rápida transformação”. O fundador sublinha ainda que “esta parceria é um passo importante na missão da marca: democratizar o acesso à nutrição baseada na ciência e contribuir para a formação da próxima geração de profissionais do setor”.
Alunos passam a ter acesso a tecnologia de ponta
Munido de equipamentos que o colocam num patamar comparável a centros de investigação nacionais e internacionais de referência, o Bettery LifeLab conta com tecnologia de ponta para análise da composição corporal e metabolismo. À disposição dos alunos passam a estar equipamentos como o ecógrafo, para análise de espessuras musculares e arquitetura muscular, analisador de azoto, que permite a análise quase instantânea do teor de proteína nos alimentos (sólidos ou líquidos), ou o DXA (Densitometria Radiológica de Dupla-Energia) – para a avaliação da composição corporal (massa gorda, massa isenta de gordura e massa óssea).
Entre outos equipamentos, os alunos terão ainda acesso a um sistema de cultura para análise microbiológica nos alimentos, podendo desta forma detetar diversos microrganismos patogénicos nos alimentos, assim como a análises bioquímicas de sangue, saliva e urina por sistemas point of care – que permitem estudar a função hepática, renal, perfil lipídico e inflamatório, estado de hidratação e perfil hormonal/metabólico.
Sobre a Atlântica – Instituto Universitário
Situada em Oeiras, no histórico complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, a Atlântica – Instituto Universitário distingue-se, há quase três décadas, por um modelo de ensino inovador que combina o rigor académico e as oportunidades de investigação com uma forte ligação ao tecido e realidades empresariais. A oferta formativa da Atlântica engloba várias licenciaturas, quatro mestrados e dois doutoramentos nas áreas da Engenharia, Ciências Empresariais e Nutrição. Destaca-se, ainda, enquanto única entidade privada em Portugal que oferece uma licenciatura em Engenharia Aeronáutica, integrando o grupo de 135 entidades que constituem o AED – cluster para as indústrias da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa. Comprometida com o estabelecimento e manutenção de uma relação de proximidade com a comunidade, a Atlântica faz parte do Oeiras Community Valley, um consórcio que visa maximizar o impacto das iniciativas de responsabilidade social das empresas e instituições, fomentando uma conexão com o Município de Oeiras alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais informações disponíveis em https://www.uatlantica.pt/.
Sobre o Bettery LifeLab
A Bettery nasceu em 2021 com um propósito simples: usar a ciência para criar soluções de nutrição de base vegetal que dão energia real às pessoas. Fundada por Alexandre Pitta de Abreu, engenheiro que trocou o mundo da consultoria por uma visão mais consciente e ligada à performance humana, a marca acredita que a nutrição é uma ferramenta poderosa para transformar o corpo, a mente e o dia a dia. No Bettery LifeLab, o centro de investigação e desenvolvimento da marca, são criadas e testadas todas as fórmulas Bettery, o ponto onde ciência, tecnologia e nutrição se encontram para dar vida a produtos que refletem o propósito da marca.
Na Bettery, acreditamos que cada escolha conta. E é através da ciência que procuramos inspirar um novo tipo de energia — aquela que ajuda cada pessoa a revelar a sua melhor versão de si.