Projeto incentiva crianças e famílias a comerem melhor na comunidade e nas escolas

O projeto ‘Comer Bem, Ajuda a Crescer’ vai nascer na freguesia da Ajuda, em Lisboa, em resultado do trabalho conjunto de diversos parceiros com um propósito comum: promover a literacia alimentar e capacitar crianças e famílias para fazerem escolhas alimentares mais saudáveis no dia-a-dia. Ao mesmo tempo, o projeto visa mitigar barreiras identificadas ao nível da atratividade e acesso a alimentos frescos e saudáveis, através de uma abordagem prática, participada, divertida e focada nas necessidades reais da comunidade onde será implementado.

O projeto será implementado no âmbito do programa global da Novo Nordisk, ‘Cities for Better Health’, uma plataforma que reúne mais de 50 cidades em todo o mundo, comprometidas em criar ambientes urbanos mais saudáveis e inclusivos e representa um investimento contínuo na promoção da saúde e prevenção a longo prazo.

Este programa promove transformações e iniciativas no ambiente urbano que o tornem mais saudável, abordando fatores de risco modificáveis como os hábitos alimentares e o sedentarismo. Explora, ainda, modelos de financiamento sustentáveis que promovam a continuidade de intervenções duradouras. Lisboa integra a plataforma desde 2019.

Desenvolvida em articulação com a Junta de Freguesia da Ajuda, a iniciativa ‘Comer Bem, Ajuda a Crescer’ será apresentada publicamente no dia 25 de outubro, com o início das atividades direcionadas para as crianças e famílias marcado para a semana seguinte.

As atividades serão desenvolvidas em duas vertentes. Por um lado, em contexto familiar e comunitário, com a realização de workshops de culinária saudável e de ações de aconselhamento alimentar em pontos de venda alimentar locais, com o objetivo de capacitar as famílias para escolhas alimentares mais conscientes e equilibradas. Por outro, em contexto escolar, com a iniciativa ‘Heróis da Fruta’, promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) que, desde 2011, promove a literacia alimentar em turmas do pré escolar e do 1.º ciclo, incentivando o consumo diário de frutas e hortícolas através de dinâmicas que envolvem jogos, histórias e desafios.

Os workshops realizam-se aos sábados de manhã no Mercado da Ajuda e estão organizados em 4 temas: ‘À Descoberta do Prato em T – Passos para uma Refeição Saudável’; ‘Lanches e Pequenos-Almoços que Fazem Bem – E Sabem Melhor!’, ‘Da Horta para a Mesa – Mais Hortícolas, Mais Sabor’ e ‘Cozinhar com Leguminosas – Fácil e Saboroso’, terminando com um momento de degustação em família. Já as visitas de aconselhamento em loja, dinamizadas por nutricionistas e estudantes da NOVA Medical School, levam o projeto ao contexto real das compras. Aos sábados à tarde e domingos de manhã, as famílias, acompanhadas por nutricionistas, aprendem a ler e comparar rótulos, identificar açúcares, sal e gorduras, escolher alimentos sazonais e distinguir opções mais equilibradas.

‘Comer Bem, Ajuda a Crescer’ constitui uma resposta aos desafios e às conclusões identificadas pelo estudo Ajuda Foodscapes Study, que mergulhou na comunidade da Ajuda para compreender de que forma o contexto urbano local impacta as dinâmicas e os comportamentos da comunidade da Ajuda associados às escolhas alimentares.

No evento de lançamento do projeto – no dia 25 de outubro, às 10h00, no Mercado da Ajuda – serão apresentas as atividades a desenvolver, a que se segue um debate sobre a importância e o impacto deste tipo de intervenções colaborativas no quotidiano e saúde das comunidades. O evento junta os parceiros do Cities for Better Health Lisboa, outros representantes institucionais e as famílias da Ajuda que queiram conhecer o projeto e participar nas atividades.

O projeto ‘Comer Bem, Ajuda a Crescer’ reflete o esforço conjunto de várias entidades públicas e privadas que partilham a mesma missão: contribuir para fazer da Ajuda uma comunidade em que comer saudável é mais atrativo, fácil e inclusivo investindo na educação para a saúde e na promoção de estilos de vida equilibrados, com impacto direto nas gerações mais jovens.

Helena Abreu Novais, Diretora de Corporate Affairs da Novo Nordisk Portugal, afirma que “existe a ambição de promover uma cultura de saúde orientada para a prevenção, o bem-estar e a qualidade de vida junto de comunidades locais, e que ações direcionadas como o ‘Comer Bem, Ajuda a Crescer’ têm impactos mais profundos e de longo prazo. Ao contribuir para hábitos mais saudáveis e equilibrados junto destas famílias, estamos a ter um impacto direto e positivo na saúde destas pessoas, em especial dos mais novos, sabendo que são muitas vezes agentes da mudança em casa, junto das famílias. Promover a alimentação saudável significa cuidar da Ajuda não só hoje, mas sobretudo no futuro”.

“Na freguesia da Ajuda acreditamos que o futuro também se constrói à mesa, com boas escolhas, bons exemplos e muito carinho. O projeto ‘Comer Bem, Ajuda a Crescer’ vem mostrar que aprender a comer bem pode ser simples, divertido e transformador, para as nossas crianças e para toda a comunidade”, afirma Jorge Marques, Presidente da Junta de Freguesia da Ajuda.

“É um enorme orgulho para a APCOI integrar um consórcio de parceiros tão prestigiante. Nesta iniciativa, a APCOI coordena o pilar das escolas, uma oportunidade única que é um sonho tornado realidade. Pela primeira vez, vamos poder estudar a eficácia da nossa intervenção ‘Heróis da Fruta’, eliminando as principais barreiras já identificadas, nomeadamente a escassez de recursos humanos e financeiros, que tantas vezes nos limita em termos de alcance. Os primeiros resultados deste projeto-piloto são já muito promissores: 90% de adesão das escolas da Freguesia da Ajuda, um valor muito acima dos 5-10% habituais a nível nacional”, destaca Mário Silva, Presidente da APCOI.

“Este projeto tem uma dinâmica que é muito mais do que uma oficina de culinária saudável. É um espaço de partilha, aprendizagem e capacitação das famílias da Ajuda para promover literacia alimentar desde a infância. Por isso, é um orgulho para a NOVA integrar o consórcio ‘Cities for Better Health’ e contribuir, a partir da comunidade, para um modelo inovador de promoção da saúde e da alimentação sustentável. Esperamos que este projeto conjunto entre ciência e comunidade consiga demonstrar, na prática, o potencial da alimentação saudável como instrumento de coesão social e melhoria da saúde pública. Estamos ansiosos pelo impacto da iniciativa”, refere Marta Silvestre da NOVA Medical School, Universidade NOVA de Lisboa.

“É com grande satisfação que a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa se associa à iniciativa ‘Comer Bem, Ajuda a Crescer’, que promove a alimentação saudável através do envolvimento ativo das famílias da freguesia da Ajuda. Através da avaliação do impacto desta intervenção, procuraremos compreender de que forma esta iniciativa contribui para melhorar os hábitos alimentares das crianças e das suas famílias, gerando evidência científica que sustente políticas públicas de saúde mais eficazes e intervenções comunitárias mais sustentáveis e promotoras da equidade em saúde. A proximidade da academia à comunidade é fundamental para a construção de um futuro com mais saúde para todos”, salienta Cristina Godinho da Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa.