O 113.º aniversário da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho (ESE) vai ser assinalado no dia 29 de outubro, com uma sessão solene a partir das 10h00, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga.

A cerimónia conta com as intervenções do presidente da Associação de Estudantes de Enfermagem (AEEUM), José Almeida, da presidente da ESE, Ana Paula Mascedo e do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro. Segue-se a atribuição de prémios a estudantes e um agradecimento aos supervisores clínicos em contextos de prestadores de cuidados de saúde.

Prevê-se ainda a mesa-redonda “Desafios da Saúde Mental no Ensino Superior”, com a presença de Lucília Nunes (professora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal), Francisco Sampaio (membro da Coordenação Regional de Saúde Mental do Norte) e a moderação de Adriana Sampaio (coordenadora institucional da UMinho do Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior). Os momentos musicais estão a cargo de um grupo de estudantes do Departamento de Música da UMinho e, no encerramento, da Literatuna.

A ESE-UMinho é considerada uma referência na Enfermagem, tendo já sido premiada pelo Conselho Ibero-Americano em Honra da Qualidade Educativa, pela Organização das Américas para a Excelência Educativa e pelo Município de Braga. Esta unidade politécnica nasceu em 1912 sob a dependência da Santa Casa da Misericórdia de Braga, com o nome Escola de Enfermagem do Hospital de São Marcos, que mais tarde passou a Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Braga, até ser integrada na UMinho em 2004. Possui o Centro de Investigação em Enfermagem e um núcleo da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde. A sua oferta educativa inclui licenciatura, mestrados e cursos breves, promovendo o desenvolvimento científico, técnico, cultural e ético dos seus estudantes. O portal oficial é www.ese.uminho.pt.