O Município de Valença assinalou o Dia Internacional da Terceira Idade, celebrado a 28 de outubro, com o início de um ciclo de sessões de Terapia do Riso dirigidas à população sénior institucionalizada do concelho.

A iniciativa tem como principal objetivo promover o bem-estar físico, cognitivo e emocional dos participantes, reforçando uma dinâmica de envelhecimento ativo, saudável e socialmente integrado.

Dinamizadas por uma terapeuta especializada, as sessões incluem exercícios de respiração, movimentos corporais suaves e técnicas de riso orientadas. Através destas atividades promove-se a socialização, a melhoria do humor e a estimulação emocional e cognitiva da população participante.

José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal referiu que “queremos proporcionar momentos de felicidade, convívio e bem-estar aos nossos seniores, numa política centrada na redução do isolamento social e no reforço da autoestima, promovendo um envelhecimento mais saudável, ativo e feliz”.

As atividades decorrem ao longo do mês de outubro em diversas IPSS e espaços de acolhimento sénior do concelho, entre os quais os lares da Santa Casa da Misericórdia de Valença e da Cruz Vermelha Portuguesa, o Centro de Dia da ASRAR, os Centros de Convívio de Verdoejo e de São Pedro da Torre, o São Mamede Solidário, em Friestas, e o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da APPACDM de Valença.

Com esta ação, o Município reforça o seu compromisso com políticas de promoção da saúde mental e emocional da população sénior, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e maior integração comunitária.