Campanha “Novembro Azul” alerta para a prevenção e rastreio em homens

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinala este mês o “Novembro Azul”, com uma campanha onde o especial foco está na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da próstata – o tumor mais frequente nos homens e a terceira causa de morte por cancro em Portugal.

Com o mote “Vencer os mitos do cancro da próstata”, a iniciativa procura desmistificar ideias erradas sobre a doença e o rastreio, esclarecendo que é falso que o exame só deve ser feito na presença de sintomas, que é doloroso ou perigoso, ou que o cancro surge apenas após os 70 anos.

A LPCC alerta para a importância de os homens procurarem informação junto do seu médico assistente, especialmente entre os 50 e os 70 anos, reforçando que esta é a fonte mais segura para esclarecer dúvidas sobre prevenção e exames de rastreio.

“O cancro da próstata é muitas vezes silencioso, mas a deteção precoce através de exames de rastreio regulares permite tratamentos mais eficazes, menos invasivos e aumenta significativamente as hipóteses de cura. É fundamental que os homens compreendam que cuidar da sua saúde não é apenas uma responsabilidade individual, mas um investimento na sua qualidade de vida e bem-estar. Por isso, a consciencialização sobre a doença e o diálogo com o médico são passos essenciais”, sublinha Vítor Veloso, Presidente da LPCC.

A LPCC desenvolve ainda iniciativas de sensibilização, educação para a saúde e apoio aos doentes oncológicos, mobilizando a sociedade civil e os profissionais de saúde na luta contra o cancro e reforçando a importância do diagnóstico precoce para melhorar a sobrevida e a qualidade de vida dos homens.

Em 2022, registaram-se 7.529 novos casos de cancro da próstata em Portugal, sendo que mais de 70% dos diagnósticos ocorreram em homens com mais de 65 anos. A doença é geralmente silenciosa, de evolução lenta e assintomática, pelo que o surgimento de sintomas pode indicar uma fase mais avançada.

Sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro

É uma Associação de Serviço Social, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, cujo principal objetivo é combater o cancro. Tem por base quatro áreas de missão: Apoio ao Doente Oncológico e família; Prevenção Primária; Prevenção Secundária e Investigação e Formação em Oncologia.

Liga Portuguesa Contra o Cancro (ligacontracancro.pt) 

Linha Cancro 808 255 255