Cuidar a Brincar sem Medo da Bata Branca
O projeto Hospital dos Pequeninos, promovido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), conta agora com duas madrinhas muito especiais: Melânia Gomes e Raquel Faria. Duas mulheres inspiradoras que se unem com o mesmo propósito, o de aproximar as crianças ao mundo da saúde através da brincadeira, do afeto e da aprendizagem.
O Hospital dos Pequeninos é uma iniciativa que transforma o medo das batas brancas em curiosidade e sorrisos. Através de atividades interativas e educativas, estudantes de Medicina acolhem crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, explicando-lhes o funcionamento de um hospital de forma divertida através de bonecos, kits médicos e muita imaginação. O objetivo é reduzir a ansiedade associada às idas ao médico e promover uma relação positiva com os profissionais de saúde desde cedo.
A atriz e apresentadora Melânia Gomes, uma das figuras mais acarinhadas do público português, aceitou o convite com entusiasmo e refere: “Iniciativas como esta são de extrema importância, para ajudar e aproximar crianças e famílias aos cuidados de saúde. Com respeito, informação, acolhimento e brincadeira, as crianças sentem-se mais seguras e validadas. Uma criança segura e confiante sabe que será ouvida e vai procurar ajuda quando precisar. Estou muito feliz por ser Madrinha do Hospital dos Pequeninos”.
Com uma carreira que soma mais de duas décadas entre teatro, cinema e televisão, Melânia traz ao projeto a sua energia e empatia contagiantes, reforçando a missão de humanizar a saúde infantil.
Também a Raquel Faria, professora e criadora de conteúdos educativos, se junta como madrinha deste projeto. Conhecida por inspirar uma educação mais consciente e próxima das crianças, Raquel vê nesta iniciativa uma extensão natural do seu trabalho e valores e salienta que: “É um privilégio apoiar um projeto que aproxima as crianças do mundo da saúde, mostrando-lhes que aprender e cuidar também se fazem com ternura”.
Com o apoio destas duas madrinhas, o Hospital dos Pequeninos reforça a sua dimensão afetiva e educativa, unindo o ensino, a cultura e a saúde num só propósito: cuidar com amor e ensinar com alegria.
Dirigido a crianças, famílias, professores e escolas, o Hospital dos Pequeninos envolve anualmente dezenas de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e outros estudantes da área da saúde, bem como milhares de crianças em todo o país, proporcionando-lhes uma experiência formativa prática e humana. Mais do que uma atividade pedagógica, é uma experiência transformadora que ensina, acolhe e inspira, porque cuidar também se aprende a brincar.
Mais informações podem ser consultadas em www.aefml.pt/hospital-dos-pequeninos-1 ou através da página de Instagram @hospitalpequeninos.