23 de maio I Evento “saBeR mais ContA”
O projeto “saBeR mais ContA”, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Sociedades Médicas, Comunidade médica e Associações de doentes, promovem, no próximo dia 23 de maio, um evento dedicado ao cancro hereditário e à relevância das alterações genéticas em alguns tipos de cancro, como o cancro da mama, do ovário, da próstata, do pâncreas e colorretal.
A sessão terá lugar entre as 09h30 e as 12h30, no Auditório do INSA, em Lisboa, e será igualmente transmitida em formato digital, possibilitando a participação à distância. O evento é gratuito, mediante inscrição prévia obrigatória, disponível através do link.
O programa do evento, que pode consultar através do link de inscrição, inclui quatro sessões temáticas dedicadas ao papel dos testes genéticos no diagnóstico e tratamento do cancro, aos conceitos e à interpretação dos relatórios genéticos, bem como aos desafios no acesso a este tipo de rastreio no contexto do Sistema Nacional de Saúde.
“O INSA, através do seu Departamento de Genética Humana, desde há vários anos que desenvolve investigação e realiza diagnóstico molecular em cancro hereditário tendo como princípio orientador proporcionar o melhor serviço a doentes e seus familiares, sempre de forma integrada com médicos de diversas especialidades, incluindo médicos geneticistas. A associação à organização do evento em causa e ao “saBeR mais ContA”, visa divulgar conceitos e melhorar o conhecimento junto de quem é diretamente confrontado com a realidade do cancro hereditário e impulsionar a discussão sobre esta patologia e a realização e implicações dos testes genéticos”, afirmam Glória Isidro, Coordenadora do Departamento de Genética Humana e João Gonçalves, Coordenador da Unidade de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge.
Destacam-se intervenções de peritos da Sociedade Portuguesa de Genética Humana, da Sociedade Portuguesa de Oncologia, do INSA, do IPO Lisboa, bem como representantes da EVITA – Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes Relacionados com Cancro Hereditário, da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e do Programa Nacional das Doenças Oncológicas.
O evento contará ainda com uma mesa-redonda multidisciplinar, onde serão debatidos o impacto psicológico, clínico e social dos testes genéticos, reforçando a importância da literacia em saúde e da articulação entre profissionais e associações na resposta às necessidades dos doentes.
“No coração deste evento co-organizado entre o projeto ‘saBeR mais ContA’ e o INSA reside uma missão vital: desmistificar a genética na doença oncológica. Ao promover a literacia genética, estamos a derrubar barreiras e a abrir portas para o acesso a testes que podem salvar vidas. A identificação de variantes genéticas patogénicas germinativas é um passo crucial na luta contra o cancro hereditário, permitindo rastreios personalizados que não apenas previnem, mas também possibilitam uma deteção precoce. Juntos, estamos a transformar conhecimento em poder”, sublinha Tamara Milagre, Presidente da Associação EVITA.
O último painel, que conta com especialistas do Programa Nacional das Doenças Oncológicas e da Sociedade Portuguesa de Oncologia, pretende debater os avanços e os desafios associados aos testes genéticos no diagnóstico e tratamento do cancro, numa perspetiva de melhoria e atualização para o futuro.
Este encontro integra-se na missão do projeto “saBeR mais ContA”, lançado em 2019, com o objetivo de informar e capacitar a população, em especial os doentes oncológicos e as suas famílias, sobre o impacto das mutações BRCA no desenvolvimento de determinados tipos de cancro – ovário, mama, próstata e pâncreas.
Através do website e das redes sociais são disponibilizados materiais educativos, acessíveis e cientificamente validados, que incluem vídeos, testemunhos e as iniciativas desenvolvidas ao longo de seis anos do projeto.
O projeto “saBeR mais ContA” tem vindo a consolidar-se com o apoio de um alargado leque de parceiros institucionais e científicos, nomeadamente a Careca Power, a EVITA, a Europacolon, a MOG – Movimento Oncológico Ginecológico, a Associação Portuguesa de Doentes da Próstata, a Sociedade Portuguesa de Ginecologia, a Sociedade Portuguesa de Senologia, a Sociedade Portuguesa de Oncologia e a AstraZeneca.