– No âmbito do Dia Mundial do Lipedema que se celebra no dia 11 de junho, o Instituto Português do Lipedema está a organizar rastreios gratuitos, em Lisboa, para que mais mulheres possam finalmente receber o diagnóstico correto. 

– Os rastreios acontecem nos dias nas manhãs dos dias 11 (Dia Mundial do Lipedema) e 25 de junho, são personalizados e gratuitos, mediante inscrição, e incluem observação e scan corporal e ecografia à base de IA, feitos pelos especialistas do instituto.

– Apesar de ser uma doença crónica, que afeta cerca de 1 milhão de mulheres em Portugal,    ainda não tem a atenção que merece por parte do Sistema Nacional de Saúde.

– A inscrição pode ser feita em https://msmedicalinstitutes.com/rastreio-lipedema-portugal/

– Dia 15 de junho, domingo, o Instituto Português do Lipedema organiza também uma caminhada pela Visibilidade e Consciencialização do Lipedema, no Parque das Nações, às 10h. 



Reconhecida desde 2019 como doença distinta pela Organização Mundial de Saúde, o lipedema é uma doença de diagnóstico difícil, sendo muito frequentemente confundida com obesidade, retenção de líquidos ou linfedema. 

Esta doença, que afeta cerca de 1 milhão de mulheres em Portugal e aproximadamente 20% da população mundial, caracteriza-se pela proliferação excessiva e, portanto, patológica, de células de gordura (adipócitos), sobretudo na metade inferior do corpo, sendo também conhecida como a “doença das pernas gordas”. Apesar de ser uma condição maioritariamente feminina, também pode afetar homens. É uma doença hereditária que não tem cura mas tem tratamento, que deve ser seguido durante toda a vida.

Para o Prof. Dr. Olivas Menayo, Fundador do Instituto Português de Lipedema: “estes rastreios representam uma oportunidade para milhares de mulheres que têm vindo a ser mal diagnosticadas há vários anos porque o conhecimento sobre a doença ainda é escasso.” E acrescenta: “É uma doença limitadora a nível físico e psicológico, pelo que deve ser cada vez mais falada e ser devidamente valorizada pelo Sistema Nacional de Saúde”.

O lipedema é uma doença crónica que necessita de um tratamento multidisciplinar, devendo incluir nutrição, fisioterapia, tratamento desportivo e cirurgia. Por não ter cura, é um processo para a vida, pelo que é fundamental consciencializar pacientes e profissionais para a importância de um célere e correcto diagnóstico e tratamento. 

Os rastreios são gratuitos mais requerem inscrição prévia, vão acontecer nas instalações do Instituto, que fica na MS Medical Institutes, Av. da República 43, 6º – Lisboa e têm a duração aproximada de 40 minutos por paciente.

Dia 15 de junho, domingo, o Instituto Português do Lipedema organiza também uma caminhada pela Visibilidade e Consciencialização do Lipedema, no Parque das Nações, às 10h. O ponto de encontro é junto à entrada principal da FIL. 

Link para inscrição nos rastreios:
https://msmedicalinstitutes.com/rastreio-lipedema-portugal/