O projeto FLASHGuard, uma tecnologia inovadora de monitorização em tempo real para tratamentos oncológicos, foi o grande vencedor da 9.ª edição do programa Lab2Market, promovido pelo Instituto Superior Técnico.
Esta distinção reconhece o potencial de transformação desta solução na área da saúde, em particular na radioterapia, utilizada em cerca de 50% dos tratamentos contra o cancro. Esta é uma ideia que pode vir a contribuir para a evolução da medicina de precisão e para a segurança dos tratamentos oncológicos do futuro.
Desenvolvido no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em colaboração com o Departamento de Física do Técnico, o projeto propõe um sistema pioneiro para acompanhar a técnica emergente de radioterapia FLASH, que permite preservar melhor os tecidos saudáveis e reduzir os efeitos secundários dos tratamentos.
A tecnologia apresentada pela equipa do FLASHGuard destaca-se pela capacidade única de monitorização dos feixes de radiação com uma resolução temporal sem precedentes e sem efeitos de saturação, garantindo uma maior segurança dos pacientes ao longo de todo o processo terapêutico.
A equipa é composta por Gonçalo Ribeiro, Carolina Miranda, Gonçalo Roriz, Pedro Assis e Patrícia Gonçalves, reunindo investigadores e estudantes de doutoramento, mestrado e licenciatura do LIP e do Técnico. O projeto teve início em 2022 e tem vindo a conquistar reconhecimento nacional e internacional. Em 2024, foi apresentado na conferência FRPT, o principal evento mundial sobre radioterapia FLASH, em Roma, e já arrecadou dois prémios nos JEF Awards 2025, atribuídos aos estudantes Carolina Miranda (mestrado) e Gonçalo Roriz (licenciatura).
O programa Lab2Market tem como objetivo apoiar a transição de ideias científicas para o mercado, através de mentoria especializada, workshops e formação em áreas como análise de mercado e propostas de valor. O evento final decorreu a 3 de junho, culminando num momento de celebração da inovação científica com impacto real na sociedade.