O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) realiza, durante o mês de agosto, no Concelho de Serpa, rastreios gratuitos ao cancro da mama, reforçando a importância do diagnóstico precoce desta doença oncológica.

Dirigido a mulheres que não apresentam sintomas, entre os 45 e os 74 anos, o Programa de Rastreio de Cancro da Mama da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) realiza-se com recurso a Unidades Móveis de Mamografia que se deslocam pelo país entre os vários concelhos de cada região, ao longo do ano.

Mulheres entre os 45 e os 74 anos são convidadas, por carta-convite, contacto telefónico e/ou SMS, a efetuar o exame de rastreio, sendo indicado o local, data e hora em que devem comparecer. A Liga Portuguesa contra o Cancro assegura a repetição do Rastreio no intervalo de dois anos.

Na região Sul, em Agosto, a iniciativa irá realizar-se no concelho de Serpa, em Pias (5 a 11 de Agosto), Vila Verde de Ficalho (12 a 18 de Agosto), Vila Nova de São Bento (19 a 28 de Agosto) e Serpa (29 de agosto a 2 de Outubro).

Critérios para fazer o exame:

  • Ter entre 45 e 74 anos
  • Não apresentar qualquer alteração na mama (assintomática)
  • Não ter próteses mamárias
  • Não ter realizado mastectomia
  • Nunca ter tido cancro da mama
  • Não estar grávida ou a amamentar

As mulheres que cumprem estes critérios e não receberam qualquer convocatória podem agendar o seu exame diretamente através dos números 245 009 299 e 915 999 890.

Em Portugal, são anualmente diagnosticados cerca de 9.000 novos casos de cancro da mama e mais de 2.000 mulheres morrem com esta doença.
A realização deste rastreio é fundamental para a deteção precoce do cancro da mama, permitindo aumentar significativamente as probabilidades de tratamento e sobrevivência.

Mais informações em:
https://www.ligacontracancro.pt/servicos/detalhe/url/programa-de-rastreio-de-cancro-da-mama-resposta-as-suas-perguntas/


Sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro

É uma Associação Cultural e de Serviço Social, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, cujo principal objetivo é combater o cancro. Tem por base quatro áreas de missão: Apoio ao Doente Oncológico e família; Prevenção Primária; Prevenção Secundária e Investigação e Formação em Oncologia.

Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Sul (nucleosul@ligacontracancro.pt) 

Linha Cancro 808 255 255