A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde é a entidade responsável pela elaboração e implementação do Programa Regional de Promoção da Literacia em Saúde na Região Autónoma dos Açores. 

O Diretor Regional da Saúde dos Açores, Pedro Paes, confirmou esta semana o reforço da colaboração entre o Governo Regional e a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), com o objetivo de continuar a promover a literacia em saúde junto da população açoriana. 

A SPLS é atualmente a entidade responsável pela elaboração dos conteúdos do Programa Regional de Literacia em Saúde, desenvolvido sob a supervisão da Direção Regional da Saúde. Em 2024, a SPLS dinamizou diversas iniciativas no arquipélago, envolvendo ativamente a comunidade e contribuindo para o aumento do conhecimento e da capacitação em saúde dos cidadãos. 

“A Direção Regional da Saúde reafirma o seu compromisso com a promoção da literacia em saúde na Região Autónoma dos Açores, reconhecendo o papel fundamental da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde na capacitação dos profissionais e na sensibilização da população para práticas de saúde mais informadas e sustentáveis”, refere Pedro Paes. 

“Continuamos a acreditar que investir na literacia em saúde é investir na qualidade de vida dos açorianos, na prevenção da doença e na promoção do autocuidado. Reiteramos, assim, a nossa total disponibilidade para continuar a trabalhar em conjunto com a SPLS, com vista à construção de um futuro mais informado e saudável para todos os açorianos”, continua. 

Para a presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida, “este investimento realça a consciência e a certeza de que as lideranças nos Açores compreendem totalmente os benefícios de cidadãos e de profissionais com mais competências. A literacia em saúde salva vidas e é o motor de sociedades mais saudáveis e com menores custos em saúde. Prevenir a doença e promover a saúde individual e coletiva e o autocuidado são instrumentos de qualidade de vida e de bem-estar”. 

Com este reforço de parceria, o Governo dos Açores pretende consolidar os esforços já realizados e alargar o alcance das ações de literacia em saúde, promovendo uma população mais informada, autónoma e participativa nas decisões que afetam a sua saúde e bem-estar. O projeto conta com a coordenação da presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida, e com a cocoordenação da diretora de comunicação da sociedade científica, Vânia Lima.