Criada pela CARMEN e com comunicação da ALICE, agências do YoungNetwork Group, no âmbito do projeto Portugal Mais Velho, a campanha dá voz às pessoas idosas que sofrem em silêncio com o crime e a violência.
No Dia Internacional das Pessoas Idosas, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a Fundação Calouste Gulbenkian apresentam a campanha nacional “Olhar com olhos de ver”, desenvolvida pela agência criativa CARMEN e a agência de comunicação ALICE, do YoungNetwork Group. A campanha foi criada no âmbito do projeto Portugal Mais Velho com um objetivo claro: sensibilizar a sociedade para a violência contra pessoas idosas e apelar à responsabilidade de todos a não permanecerem indiferentes perante situações que tantas vezes estão tão próximas.
De acordo com as mais recentes estatísticas da APAV, entre janeiro e agosto de 2025 foram apoiadas 1.557 pessoas idosas vítimas de crime e violência, das quais 75% mulheres. Em média, cada vítima sofreu dois crimes em simultâneo. A violência doméstica foi a mais notória, representando 81% dos casos, muitas vezes praticada por familiares próximos, em particular filhos e filhas. Estes números evidenciam a dimensão e persistência de um fenómeno que continua a passar despercebido e que marca de forma profunda o quotidiano de milhares de pessoas idosas em Portugal.
É neste contexto que surge a campanha “Olhar com olhos de ver”. Com uma linguagem visual impactante e uma estratégia multicanal, presente em televisão, rádio, imprensa e plataformas digitais, a campanha procura tornar visível o que tantas vezes permanece escondido, alertando a sociedade e incentivando à denúncia.
“A violência contra pessoas idosas é um fenómeno muito presente, mas nem sempre visível. Esta campanha tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para uma realidade que, em muitos casos, está ainda oculta”, refere Marta Carmo, gestora da iniciativa Portugal Mais Velho, da APAV.
“Esta campanha é um apelo a que deixemos de olhar para o lado. A violência contra pessoas idosas acontece todos os dias e precisa de ser vista para ser combatida. Quisemos criar uma mensagem simples, mas poderosa, que provoque reflexão e, sobretudo, ação”, refere Daniela Silva, Senior Account Director da CARMEN.
“Temos novamente a oportunidade de trabalhar lado a lado com a APAV numa causa que não pode ser ignorada. Esta campanha usa a força da criatividade para dar visibilidade a uma realidade dolorosa e, ao mesmo tempo, convida a sociedade a agir. É um privilégio poder contribuir para reforçar a proteção e a dignidade das pessoas idosas”, afirma Ana Luísa Paiva, Chief Operations Officer do YoungNetwork Group.
A campanha é lançada no Dia Internacional da Pessoa Idosa, que se celebra a 1 de outubro, no Seminário Final da iniciativa “Portugal Mais Velho”, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Esta iniciativa, desenvolvida ao longo de seis anos, aprofundou o conhecimento sobre a violência contra pessoas idosas, sensibilizou a sociedade e contribuiu para a criação de respostas de apoio mais eficazes. O seminário constitui um momento de balanço e reflexão, reunindo especialistas, representantes institucionais, académicos, decisores políticos e pessoas idosas para partilhar experiências e debater o futuro. Ao longo do dia, quatro painéis de discussão, apresentações e testemunhos vão sublinhar a urgência de prevenir e encontrar respostas para a violência contra pessoas idosas e de valorizar o seu papel na sociedade.
Com a campanha “Olhar com olhos de ver”, a APAV e a Fundação Calouste Gulbenkian reforçam o seu compromisso de dar voz às vítimas e de promover uma sociedade mais consciente, solidária e vigilante, onde os direitos das pessoas idosas sejam reconhecidos e respeitados.
Sobre a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)
A APAV é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), sem fins lucrativos, e pessoa coletiva de utilidade pública reconhecida, que tem como missão social o apoio às vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima. Durante 2024, a APAV apoiou diretamente 16.630 pessoas, num total de 105.747 atendimentos – somando um total de 31.242 crimes e outras formas de violência. Estes atendimentos realizaram-se nos vários serviços de proximidade: Gabinetes de Apoio à Vítima, Equipas Móveis de Apoio à Vítima, Polos de Atendimento em Itinerância, Sistema Integrado de Apoio à Distância, Linha Internet Segura, Redes Especializadas e Casas de Abrigo.
Sobre a Fundação Calouste Gulbenkian
A Fundação Calouste Gulbenkian é uma Fundação internacional, com sede em Lisboa, que promove o desenvolvimento de pessoas e organizações através da arte, da ciência, da educação e da beneficência, para uma sociedade mais equitativa e sustentável. Criada em 1956 por vontade testamentária de Calouste Sarkis Gulbenkian, a Fundação promove um maior acesso à cultura e o poder transformador da arte no desenvolvimento das pessoas e das sociedades; contribui para reduzir desigualdades no acesso à educação e aos cuidados dos mais vulneráveis; fomenta o conhecimento e ainda uma maior participação e envolvimento dos cidadãos e da sociedade civil na construção de comunidades mais democráticas e sustentáveis. Através de programas e projetos inovadores apoia ainda, com de bolsas e subsídios, instituições e organizações sociais em Portugal, no Reino Unido e em França, bem como nos PALOP e nas comunidades arménias.
Mais informações em www.apav.pt.