Para assistir dia 16 de outubro, pelas 18h00, em formato online

A dor é uma experiência universal e, ao mesmo tempo, profundamente pessoal. Mais do que uma sensação física, é uma vivência multidimensional que envolve tanto o corpo como as emoções. Pode surgir de algo tão banal como um corte no dedo ou tão complexo como uma doença crónica. Definida pela International Association for the Study of Pain (IASP) como “uma experiência sensitiva e emocional desagradável, associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial”, a dor representa um dos maiores desafios para a prática clínica e para os profissionais de saúde.

É neste contexto que se realiza a próxima sessão das Católica Nursing Talks 2025, no dia 16 de outubro, às 18h00, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, sob o tema “Da Avaliação à Intervenção: Respostas ao Desafio da Dor”.

A sessão contará com a participação de Juliana Santos, enfermeira especialista da Unidade de Estudo e Tratamento da Dor do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto), que destacará o papel do enfermeiro na gestão da dor e apresentará estratégias farmacológicas e não farmacológicas baseadas na evidência científica. A moderação estará a cargo de Carolina Monteiro, docente da Escola de Enfermagem (Porto) e da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Com este encontro, a Católica Nursing Talks reforça a sua missão de promover a reflexão, a partilha de conhecimento e o debate sobre temas essenciais para a enfermagem e para a saúde, valorizando o papel do enfermeiro enquanto agente fundamental na resposta a desafios clínicos e humanos de grande impacto.

Mais informações: Católica Nursing Talks 2025 – Da Avaliação à Intervenção: Respostas ao Desafio da Dor | Escola de Enfermagem (Porto) – Católica