Amigas do Peito conclui Programa “Humanizar a Saúde”
A Associação Amigas do Peito conclui no próximo dia 15 de outubro, no Hospital de Santa Maria, o Programa “Humanizar a Saúde”, uma iniciativa dedicada a promover a humanização dos cuidados no contexto hospitalar e a capacitação de voluntários para o acompanhamento de doentes oncológicos.
Desenvolvido com o apoio da Gilead Sciences no âmbito do The Oncology Grant, o programa teve como objetivos principais sensibilizar para a importância de uma saúde centrada nas pessoas e preparar voluntários para colaborarem com profissionais de saúde, contribuindo para um atendimento mais próximo, digno e humano.
Os voluntários assumem um papel essencial na humanização dos serviços de saúde. A sua presença traz apoio emocional e prático que vai além dos cuidados médicos, melhorando a experiência dos utentes e famílias. Ao mesmo tempo, contribuem para um melhor clima organizacional, aumentando a satisfação e o bem-estar das equipas de saúde.
“Com o Programa Humanizar a Saúde, quisemos reafirmar que cuidar é muito mais do que tratar, é também escutar, estar presente e acolher com empatia. O voluntariado é uma ponte essencial entre o hospital e o coração de quem precisa, tornando os cuidados mais próximos, humanos e solidários, refere a Dra. Emília Vieira, Presidente da Direção da Amigas do Peito. “Este projeto reflete o nosso compromisso em promover uma saúde centrada nas pessoas e em valorizar o papel de todos os que contribuem para um sistema de saúde mais humano”, conclui.
Para assinalar a conclusão do Programa “Humanizar a Saúde”, realiza-se no dia 15 de outubro, a partir das 9h00 no Hospital de Santa Maria, o evento “O Voluntariado de Acompanhamento no Tratamento Oncológico”, que reunirá profissionais de saúde, associações, entidades parceiras e grupos de voluntários. Programa em anexo.
Este evento decorre em outubro, mês dedicado à sensibilização do Cancro da Mama. O acompanhamento por voluntários a mulheres com cancro da mama é uma das linhas de atuação prioritárias da Associação Amigas do Peito que vê na sua formação e preparação uma importante marca da qualidade dos serviços que disponibiliza diariamente a estas mulheres muitas vezes sem qualquer rede de apoio.
A reunião será um momento de reflexão, partilha e valorização do voluntariado na saúde, em particular no acompanhamento oncológico, reforçando o papel central da colaboração entre voluntários e equipas de saúde no apoio integral ao doente.
HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE:
VOLUNTARIADO DE ACOMPANHAMENTO AOS DOENTES ONCOLÓGICOS
SESSÃO DA MANHÃ
Moderadora: Dra. Manuela Ribeiro
09h00 Registo de Presenças
09h30 Sessão de Boas Vindas
– Dra. Emília Vieira
Abertura dos Trabalhos
– Dr. Carlos Martins / Administração da ULSSMaria
– Dr. Fausto Pinto
10h00 O Papel da Indústria Farmacêutica na Humanização da Saúde
– Eng.ª Sara Dias / GILEAD
10H10 Humanização da Saúde I
– Dra. Beatriz Quintela / ASSOCIAÇÃO AMIGAS DO PEITO
10H30 Humanização da Saúde II
– Capelania Hospitalar / Reverendo Padre Fernando Soares /
Associação Mateus 25
10h45 SERVIÇO SOCIAL
– Dra. Joana Gonçalves
11h00 – 12h00 COFFEE BREAK
12h00 – 13H30 DEBATE / PARTILHA com as Associações da ULSSMaria
Amigos do Hospital de Sta. Maria
– Dra. Ana Paula Lima
Espaço Ronald Macdonald
– Dra. Ana Patacho
Liga dos Amigos do Hospital Pulido Valente
– Enf. Prof. Sara Correia
13h30 – 14h30 ALMOÇO NO REFEITORIO HOSPITAL SANTA MARIA
SESSÃO DA TARDE
Moderadora: Dra. Beatriz Quintela
14h30 – 15h00 HUMANIZAÇÃO DA SAUDE
– Dra. Manuela Ribeiro / Associação Amigas do Peito
15h00 – 15h30 ENFERMAGEM E VOLUNTARIADO
– Enf. Filipa Vaz (Radioterapia)
– Enf. Verónica Almeida (Internamento Medicina)
15h30 – 16h15 PALESTRA SR. MARK MEKELBURG, Co-fundador dos Doutores Palhaços
(Dr. P.P.P. Pipoca)
16h15 Fecho da Sessão