A Universidade Católica Portuguesa, através de investigadores do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), é a parceira nacional do projeto europeu In-Touch – Implementation of a person-centred palliative care intervention to improve comfort, quality of life and social engagement of people with advanced dementia in care homes, uma iniciativa financiada pela União Europeia no âmbito do programa Horizon Europe – Health.

Com coordenação internacional da University College Cork (Irlanda), o In-Touch reúne 13 instituições europeias e norte-americanas e será implementado em 56 lares de sete países — Irlanda, Portugal, Itália, Países Baixos, Polónia, Eslovénia e República Checa — contando ainda com parceiros associados no Reino Unido e no Canadá. O projeto decorre entre 2024 e 2028, com um financiamento global superior a 7,5 milhões de euros.

O In-Touch propõe uma intervenção ética e cientificamente robusta, concebida para melhorar o conforto, a dignidade e a qualidade de vida de pessoas com demência avançada que vivem em instituições de cuidados de longa duração.


A intervenção combina duas componentes complementares:

• O programa multissensorial Namaste Care, baseado em estimulação sensorial (tátil, olfativa, auditiva e visual) e em presença relacional, que promove conforto, relaxamento e comunicação no momento presente;

• A abordagem Comfort Care / Family Carer Decision Support, que apoia as famílias no planeamento conjunto dos cuidados futuros e na tomada de decisões éticas e informadas sobre o fim de vida.

Um programa formativo europeu abrangente prepara as equipas de profissionais, auxiliares, cuidadores e coordenadores dos lares participantes para implementar estas práticas com fidelidade ética, sensibilidade cultural e sustentabilidade organizacional. A formação inclui módulos presenciais e digitais, supervisão contínua e reflexão ética, promovendo uma mudança de paradigma no modo como o cuidado é compreendido e praticado — reforçando competências, reduzindo burnout e melhorando a qualidade assistencial.

O In-Touch representa uma oportunidade única para promover práticas de cuidado mais humanas, baseadas em evidência científica e alinhadas com princípios éticos de dignidade e compaixão,” sublinha Paulo Alves, investigador do CIIS, coordenador nacional do projeto e diretor da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa.

Para Carla Pais-Vieira, também investigadora do CIIS e co-coordenadora nacional, “este projeto não se limita a avaliar uma intervenção; procura compreender o que as pessoas com demência, as famílias e os profissionais valorizam eticamente nos cuidados de fim de vida, promovendo uma cultura de cuidado sensorial, empático e centrado na pessoa.

Em Portugal, o In-Touch representa um marco pioneiro na integração estruturada dos cuidados paliativos na demência avançada — uma área identificada pela Estratégia Nacional para a Saúde Mental 2023-2030 e pelos relatórios da Alzheimer Europe (2023) como carente de programas sustentados em lares e unidades residenciais. No âmbito deste projeto, a Universidade Católica Portuguesa assegura a adaptação ética e cultural do protocolo europeu, a implementação e acompanhamento da formação das equipas de cuidado e a coordenação do Grupo Consultivo Nacional de Cuidadores e Familiares (Care Partner Advisory Group – Portugal), que reúne familiares, profissionais e representantes institucionais na co-construção de práticas de cuidado mais humanas, éticas e centradas na pessoa.

Ao capacitar equipas e dirigentes de lares, envolver famílias e disseminar boas práticas, o In-Touch pretende criar um efeito multiplicador de mudança positiva nos cuidados de longa duração, contribuindo para a modernização e humanização do sistema nacional de cuidados. O projeto promove um modelo europeu de assistência mais compassivo, sensorialmente estimulante, personalizado e sustentável, com impacto direto na qualidade de vida das pessoas e na qualificação das instituições que delas cuidam.

A participação da Universidade Católica Portuguesa reforça a sua missão de integrar ciência, ética e cuidado, contribuindo para a transformação sustentada dos cuidados a pessoas com demência avançada em Portugal e na Europa.

Sobre o projeto In-Touch*

Financiado pela União Europeia, através do Horizon Europe – Health, o In-Touch visa desenvolver e testar uma intervenção abrangente, não farmacológica, formativa e centrada na pessoa, destinada a promover o conforto, a dignidade e o bem-estar de pessoas com demência avançada que vivem em lares e unidades de cuidados de longa duração.

Combinando estimulação multissensorial, formação intensiva e envolvimento ativo das famílias, o projeto representa um avanço científico e ético sem precedentes nos cuidados de fim de vida em demência, com potencial para influenciar políticas públicas, orientar práticas institucionais e reforçar a integração dos cuidados paliativos e de longa duração nas estratégias nacionais de saúde.

Mais informações: www.enfermagem.porto.ucp.pt | https://palliativeprojects.eu/in-touch/project/