Instituições ampliam oferta formativa ao entrar em novas áreas de conhecimento, reforçando, em particular, a área de enfermagem
A Atlântica – Instituto Universitário e a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica já estão a preparar o próximo ano letivo, apresentando novidades na sua oferta formativa. As instituições, que já reúnem um vasto leque de formações, em áreas como a Engenharia, Saúde, Nutrição e Gestão, contam agora com mais quatro pós-graduações e um mestrado. E as candidaturas já se encontram abertas.
Atlântica: Uma oferta de proximidade com o mundo empresarial
A Atlântica – instituição que conta já com uma sólida formação especializada pós-graduada e marcada pela forte ligação com o setor empresarial, expande agora o seu leque formativo, abrangendo novas áreas e setores. Assim, às já existentes pós-graduações nas áreas da Engenharia, Gestão e Data Science, junta-se a pós-graduação em Novos Modelos de Negócio no Mercado Farmacêutico. O curso é uma das novas apostas e surge como resposta à crescente procura de profissionais qualificados na área de liderança e estratégia comercial na indústria farmacêutica. Os interessados em expandir o conhecimento neste segmento podem candidatar-se até 23 de junho.
Já para os profissionais do setor vitivinícola e de áreas ligadas ao enoturismo, a pós-graduação em Vinhos, Experiências e Negócio é a aposta da instituição. Contando com um corpo docente composto por profissionais com vasta experiência neste setor em crescimento, a formação destaca-se pela combinação entre o conhecimento abrangente sobre o setor vinícola e uma forte componente prática. Os alunos vão ter a oportunidade de participar em cursos de prova e experiências de campo para uma imersão completa no mundo dos vinhos. As candidaturas estão abertas até 15 de setembro.
Até esta data, encontram-se também abertas as candidaturas para a pós-graduação em Fitoterapia Clínica, formação que conta com o apoio do corpo docente da ESSATLA. Orientada para profissionais de diferentes áreas de formação – como Ciências da Nutrição, Dietética e Nutrição, Medicina, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem ou até Fisioterapia, entre outras –, esta pós-graduação foca-se na aprendizagem das ações farmacológicas das plantas, as doses de eficácia e os padrões de qualidade e segurança. Estes são alguns dos conhecimentos mais atualizados que a pós-graduação fornece no âmbito da área de Fitoterapia, uma ferramenta reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
ESSATLA com nova formação complementar para enfermeiros
Em particular para os profissionais de enfermagem, a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica, que conta com mais de trinta formações e cursos disponíveis, volta a reforçar o seu catálogo formativo com a nova pós-graduação em Supervisão Clínica. O curso oferece um conjunto de conhecimentos que permitem desenvolver competências de supervisão clínica de estudantes e enfermeiros, esta que é uma função diariamente desempenhada por estes profissionais. As candidaturas encontram-se abertas até 27 de setembro.
No 2º ciclo de estudos, a ESSATLA apresenta o novo mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica. Destacando-se pela sua pertinência, num país cada vez mais envelhecido e em que, segundo dados de 2019, quase metade da população com mais de 16 anos indica sofrer de, pelo menos, uma doença crónica, a necessidade de profissionais qualificados é cada vez mais evidente. A segunda fase de candidaturas termina a 31 de maio e, a 12 de julho, termina a terceira fase, para as vagas ainda existentes.
As candidaturas podem ser realizadas nas plataformas das instituições, tendo em conta o prazo de candidatura para cada curso. Mais informações podem ser consultadas nos sites da Atlântica e ESSATLA.
Sobre a Atlântica – Instituto Universitário
Situada em Oeiras, no histórico complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, a Atlântica – Instituto Universitário distingue-se, há quase três décadas, por um modelo de ensino inovador que combina o rigor académico e as oportunidades de investigação com uma forte ligação ao tecido e realidades empresariais. A oferta formativa da Atlântica engloba várias licenciaturas, quatro mestrados e dois doutoramentos nas áreas da Engenharia, Ciências Empresariais e Nutrição. Destaca-se, ainda, enquanto única entidade privada em Portugal que oferece uma licenciatura em Engenharia Aeronáutica, integrando o grupo de 135 entidades que constituem o AED – cluster para as indústrias da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa. Comprometida com o estabelecimento e manutenção de uma relação de proximidade com a comunidade, a Atlântica faz parte do Oeiras Community Valley, um consórcio que visa maximizar o impacto das iniciativas de responsabilidade social das empresas e instituições, fomentando uma conexão com o Município de Oeiras alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais informações disponíveis em https://www.uatlantica.pt/.
Sobre a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica
Localizada em Oeiras, no histórico complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica foi estabelecida em 2001 como unidade orgânica da então Universidade Atlântica (atualmente, Atlântica – Instituto Universitário). Integrada na Atlântica enquanto escola de saúde de nível politécnico, a ESSATLA apresenta uma oferta formativa diversificada, que abrange quatro licenciaturas, três mestrados e quase duas dezenas de pós-graduações nas áreas da Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Osteopatia. Distingue-se pela ênfase na formação em contexto clínico e profissional, combinando uma forte componente prática com uma abordagem humanista, articulada com as ciências sociais e do comportamento. Assumindo, como missão, a formação de profissionais de excelência e motivados para contribuir significativamente na sociedade, a ESSATLA coordena diversos projetos de investigação e inovação que procuram dar resposta às necessidades da comunidade. Como parte da Atlântica, participa no Oeiras Community Valley, uma iniciativa que visa maximizar o impacto das ações de responsabilidade social das entidades participantes, promovendo uma interação efetiva com o Município de Oeiras, alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais informações disponíveis em https://essatla.pt/.