Os associados da Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas elegeram, no passado dia 6 de junho, a nova direção para o quadriénio 2024-2027. José Albino e Paula Duarte iniciam agora o mandato na qualidade de presidente e vice-presidente, respectivamente.

A nova direção pretende dar continuidade ao trabalho realizado pela RESPIRA na área das doenças respiratórias crónicas, contribuindo para a prevenção e tratamento da DPOC e para a defesa dos interesses e direitos dos doentes, tendo como orientação os valores institucionais”, explica José Albino, que volta a assumir a responsabilidade de liderar a Direção da Associação, cinco anos depois.

Contribuir para um maior conhecimento da DPOC e para a sua prevenção e diagnóstico precoce, promovendo e participando em ações de sensibilização, rastreios e fóruns de conhecimento e investigação científica e chegar a mais pessoas com esta patologia, alavancando a criação de núcleos da associação no país através de reuniões/encontros entre a instituição e grupos de doentes com DPOC ou outras doenças respiratórias crónicas e profissionais de saúde, dedicados ao cuidado destes doentes, são os principais eixos estratégicos apontados para o novo mandato.

De acordo com Paula Duarte, pneumologista de formação e ex-profissional de saúde, serão também objetivos da nova direção “uma maior aproximação aos associados e, principalmente, o aumento da visibilidade e projeção da RESPIRA junto da comunidade científica, assim como o estabelecimento de novas parcerias ao nível dos cuidados primários, prevenção e diagnóstico precoce, e ao nível do acesso a tratamento e reabilitação respiratória e a promoção e a melhoria da qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores”.


A nova direção da RESPIRA, tem como bases programáticas:

  • RECONHECIMENTO do papel central do doente na gestão da sua doença e em todas as decisões relacionadas com a mesma;
  • RESPEITO pelos doentes /familiares e cuidadores no que são os seus direitos fundamentais enquanto cidadãos;
  • EQUIDADE no acesso a cuidados de saúde de qualidade, necessários e adequados à situação biopsicossocial das pessoas/doentes com doenças respiratórias;
  • COMPROMISSO na defesa incondicional dos princípios consagrados na missão da associação;
  • CREDIBILIDADE sustentada pela seriedade, consistência e independência da nossa acção nos seus diversos domínios, bem como nas relações de confiança que estabelecemos com associados, parceiros, fornecedores e a sociedade em geral através de uma comunicação de proximidade e da demonstração dos resultados alcançados;
  • INOVAÇÃO / CONHECIMENTO através da participação activa em grupos de profissionais de saúde e em grupos de investigação, no âmbito da saúde respiratória, tendo em vista a prevenção da doença, o seu diagnóstico precoce e a qualidade de vida das pessoas com doenças respiratórias crónicas.

ÓRGÃOS SOCIAIS RESPIRA

– QUADRIÉNIO 2024‐2027 ‐

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente – Vítor Manuel Lontrão Carola

1ª. Secretária  Joana de Matos Coelho Albino

2ª. Secretária  Maria de Fátima Silvério Matos Silva

DIREÇÃO

Presidente  José Duarte Coelho Albino

Vice-Presidente – Maria Paula Pedrosa da Silva Duarte

Tesoureiro – Maria Felismina Gomes Oliveira da Silva Vieira

Secretário – Luís Miguel de Paiva Rosa

Vogal – Clara Lami Rodrigues Matias Roque Martins

1ª. Suplente – Maria Lúcia de Faria Pereira Nunes

2º. Suplente – António de Matos Pereira

3ª. Suplente – Ana Sofia Rodrigues Agostinho

4º. Suplente – Carlos Manuel Figueira Rodrigues Pires

5º. Suplente – João de Matos Coelho Albino

CONSELHO FISCAL

Presidente – Ana Cristina Villas-Boas Correia

1º. Vogal – Celso José Mendeiros Belo

2ª. Vogal- Maria Cecília Lopes Coelho Albino

1º. Suplente – Nuno Santos Moita de Oliveira Marques

2º. Suplente –Leopoldo José Valente Soares Branco

3º. Suplente – José Paulo Coelho Albino

Sobre a RESPIRA:

A Respira é a Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas fundada em fevereiro de 2007. Através da sua atividade, a Respira pretende contribuir para a prevenção e tratamento das doenças respiratórias e ser um pilar na defesa dos interesses e direitos das pessoas com DPOC e outras doenças respiratórias crónicas.

http://www.respira.pt/

Sobre a DPOC:

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica afeta cerca de 384 milhões de pessoas em todo o mundo e é a terceira principal causa de morte, depois das doenças cardiovasculares e do AVC. A DPOC é uma doença respiratória crónica, que se caracteriza pela limitação crónica do fluxo de ar, falta de ar/dispneia, tosse, pieira e aumento da produção de expetoração, sintomas que podem limitar a capacidade da pessoa para realizar as atividades diárias normais. O tabagismo é o fator de maior risco para se desenvolver a doença, sendo que 20% de todos os fumadores desenvolvem DPOC.