Mais de duas centenas de Cuidadores Informais já beneficiaram desta iniciativa da Europacolon Portugal, no âmbito do ‘Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais’. Dados do estudo mais recente do Movimento confirma que a maioria (83%) já se encontrou em estado de Burnout/exaustão emocional.

A Linha de Apoio Psicológico para Cuidadores Informais, uma iniciativa da Europacolon Portugal no âmbito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais e com o apoio da Merck, tem sido um recurso vital para centenas de cuidadores em Portugal. Desde o seu lançamento, a linha recebeu mais de duas centenas de chamadas, sublinhando a carência de respostas adequadas para as necessidades de saúde mental e bem-estar psicológico dos cuidadores informais no país.

Os dados mais recentes, obtidos através de um estudo do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, são alarmantes: 83% dos cuidadores informais já experienciaram Burnout ou exaustão emocional, e quase 78% sentiram, em algum momento, a necessidade de apoio psicológico. Estes números revelam a urgência de continuar a disponibilizar recursos dedicados a este grupo.

Para atender a esta necessidade premente, a Linha de Apoio Psicológico estará acessível até ao final do ano, cinco dias por semana, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h00 e das 15h00 às 18h00. Os cuidadores podem entrar em contacto através dos números 960 199 759 ou 808 200 199 (custo de chamada local).

Desde setembro, a linha já resultou em 32 consultas presenciais e 23 consultas online, demonstrando o impacto significativo deste serviço. Em casos de necessidade mais urgente, os cuidadores são encaminhados para profissionais qualificados, garantindo um suporte contínuo e especializado.