O Presidente do Colégio da Especialidade de Patologia Clínica da Ordem dos Médicos e responsável do Laboratório de Hemostase da Unidade Local de Saúde de Coimbra, João Mariano Pego, teve uma intensa atividade no congresso International Society on Thrombosis and Haemostasis (ISTH) 2024 que decorreu de 22 a 26 de Junho de 2024 em Banguecoque (capital da Tailândia).

No pré-congresso participou, dia 21 de Junho, na Reunião do Comité de Peritos do International Council for Standardization in Haematology , para elaboração de Guidelines.

No Congresso International Society on Thrombosis and Haemostasis (ISTH) 2024 Congress foram apresentados os resultados do Estudo do Scientific and Standardization Committee da ISTH “Standardization of thrombin generation assays 2.0: results”, em que João Mariano Pego tinha sido previamente integrado como participante, tendo sido o Laboratório de Hemostase do Serviço de Patologia Clínica da ULS de Coimbra, de que é responsável, um dos centros de referência mundial incluídos no mesmo e tendo pertencido ao restrito grupo de laboratórios com os resultados mais padronizados do referido estudo.

No decorrer do congresso foi também apresentada a comunicação oral do estudo multicêntrico europeu “Evaluation of the Total Thrombus formation Analysis System (T-TAS) in comparison with conventional tests, for laboratory diagnosis of inherited platelet disorders”, de que João Mariano Pego é co-autor, sobre uma nova metodologia para avaliação global da coagulação.

João Mariano Pego, membro do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, é presidente da direção do Colégio da Especialidade de Patologia Clínica desde 2 de abril deste ano. A Direção do Colégio representa os médicos patologistas clínicos a nível nacional e tem um representante na European Union of Medical Specialists (UEMS).