Equipa DiabPT defrontou Eslováquia, Polónia, Bulgária e Croácia entre os dias 17 e 20 de julho

Depois de uma esmagadora vitória na semi-final contra a Polónia (9-1), a equipa de futsal portuguesa DiabPT, composta por pessoas com diabetes de vários pontos do país, conquistou o segundo lugar no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro). A final foi disputada no dia 20 de julho, tendo o primeiro lugar sido ocupado pela equipa da Croácia, que bateu a seleção portuguesa após o prolongamento (4-2).

Tomé Soares, da equipa portuguesa, foi eleito o melhor jogador e melhor marcador do torneio, já o jogador croata Kobašević foi eleito o melhor guarda-redes. O prémio foi entregue pelo jogador internacional Gonçalo Sobral, que joga como fixo no Benfica.

“A participação, e organização do DiaEuro 2024, teve um impacto positivo muito significativo para a comunidade da diabetes em Portugal, pois permitiu passar uma das mensagens chave deste projeto: A diabetes, quando bem controlada, não é uma barreira. Embora não tenhamos conseguido alcançar o 1º lugar, a nossa participação ficou na memória dos jogadores e de todos os que assistiram aos jogos, pela qualidade mostrada em cada jogo. O projeto está a crescer, com atletas novos a juntarem-se à equipa, o que faz acreditar que em próximas edições do DiaEuro iremos conseguir ser campeões, um dos claros objetivos desta equipa. Além disso, esperamos finalmente ter o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, o que não aconteceu até agora, apesar de todos os anos termos tentado estabelecer contacto a fim de iniciar uma colaboração, que seguramente será benéfica para as duas partes”, afirma João Nabais, manager e guarda-redes da equipa.

Durante a partida, Rui Sim Sim colocou Portugal na frente, mas na segunda parte Markovic conseguiu empatar. Já no prolongamento, e através da recarga de um livre de 10 metros, a Croácia colocou-se na liderança (1-2), distanciando-se poucos segundos depois (1-3). Portugal acabou por sofrer um último golo e reduzir de seguida para 2-4, mas o resultado estava fechado e o título de 2024 acabou por ser entregue à equipa adversária.

O projeto DiabPT United foi criado em 2012 pelo Núcleo Jovem da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (NJA), com o apoio da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP). O objetivo deste passa por fomentar a partilha de experiências entre pessoas com diabetes, desfazer mitos associados a esta doença e inspirar pessoas com diabetes a fazer desporto.  

Englobada neste projeto está a formação de uma equipa de futsal, totalmente composta por pessoas com diabetes, para representar Portugal no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro). O evento anual, criado em 2012, realizou-se este ano em Portugal pela primeira vez, entre os dias 17 e 20 de julho, em Vila Franca de Xira.