Escola Superior de Saúde da Atlântica reforça oferta formativa orientada para enfermeiros
A ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica vai arrancar o ano letivo 24/25 com dois novos mestrados, com o objetivo de reforçar a oferta formativa para enfermeiros. Depois de já ter anunciado o mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica, a instituição de ensino superior apresenta agora o mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica.
Com uma forte componente prática, essencial à aquisição de conhecimentos e competências, o novo mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica tem como objetivo aumentar os conhecimentos dos profissionais de enfermagem para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população. Com a área de especialização proposta neste mestrado, a ESSATLA propõe-se a dotar os estudantes de conhecimentos e competências, na área do cuidado à pessoa em situação crítica, independentemente do contexto onde a prática profissional ocorre: serviços de urgência, unidades de cuidados intensivos, situações de emergência e catástrofe, entre outras.
Com mais de trinta cursos disponíveis, a ESSATLA mantém o compromisso e a aposta de apresentar formação complementar para enfermeiros. Neste âmbito, a Escola anunciou recentemente um mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica. Helena José, presidente da Escola, valida a pertinência do desenvolvimento deste novo ciclo de estudos: “Portugal é um país cada vez mais envelhecido em que, segundo dados de 2019, quase metade da população com mais de 16 anos sofre de pelo menos uma doença crónica. A necessidade de profissionais especializados nesta área de enfermagem é cada vez mais premente, procurando assim garantir o melhor tratamento e acompanhamento das pessoas”.
As candidaturas para ambos os mestrados já se encontram abertas. Sendo a mais recente formação apresentada pela ESSATLA, o mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica tem agora a primeira fase a decorrer, podendo os interessados candidatar-se até ao dia 13 de setembro. A segunda fase decorre entre 23 de setembro e 30 de outubro. Já para o mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica, as candidaturas podem ser feitas até 13 de setembro, data em que finda a quarta e última fase. Podem ser consultadas mais informações em www.essatla.pt.
Sobre a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica
Localizada em Oeiras, no histórico complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica foi estabelecida em 2001 como unidade orgânica da então Universidade Atlântica (atualmente, Atlântica – Instituto Universitário). Integrada na Atlântica enquanto escola de saúde de nível politécnico, a ESSATLA apresenta uma oferta formativa diversificada, que abrange quatro licenciaturas, três mestrados e quase duas dezenas de pós-graduações nas áreas da Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Osteopatia. Distingue-se pela ênfase na formação em contexto clínico e profissional, combinando uma forte componente prática com uma abordagem humanista, articulada com as ciências sociais e do comportamento. Assumindo, como missão, a formação de profissionais de excelência e motivados para contribuir significativamente na sociedade, a ESSATLA coordena diversos projetos de investigação e inovação que procuram dar resposta às necessidades da comunidade. Como parte da Atlântica, participa no Oeiras Community Valley, uma iniciativa que visa maximizar o impacto das ações de responsabilidade social das entidades participantes, promovendo uma interação efetiva com o Município de Oeiras, alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais informações disponíveis em https://essatla.pt/.