O reconhecimento foi feito pela entidade norte americana, Society for Vascular Surgery (SVS), que destacou 100 cirurgiões de todo o mundo que tiveram um impacto significativo no desenvolvimento da cirurgia vascular.
Lisboa, 19 de agosto de 2024 – A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) anuncia que o cirurgião vascular e professor catedrático José Fernandes e Fernandes, antigo diretor da instituição, foi recentemente homenageado com a inscrição do seu nome no prestigiado livro “Legends, Leaders, Pioneers – Cirurgiões que construíram a cirurgia vascular”. Esta obra, publicada pela Society for Vascular Surgery (SVS) dos Estados Unidos, destaca 100 cirurgiões de todo o mundo que tiveram um impacto significativo no desenvolvimento da cirurgia vascular.
O livro presta tributo aos cirurgiões que, pela sua contribuição essencial na evolução das técnicas e diagnósticos, tornaram a cirurgia vascular uma especialidade de referência no campo da Medicina. O professor catedrático José Fernandes e Fernandes é um dos nomes destacados nesta obra, sendo lembrado não apenas pelo seu papel enquanto Diretor da FMUL, entre 2005 e 2015, mas também pelos seus 40 anos de dedicação à cirurgia vascular. A sua carreira foi marcada por inovações pioneiras, tanto em Portugal como noutros países, que constituem um legado profundo no ensino e na prática médica.
O livro, que levou 10 anos a ser concluído, inclui ainda entrevistas gravadas em vídeo que preservam o testemunho e a experiência destes cirurgiões para as gerações futuras. A apresentação do livro ocorreu durante o encontro anual da Society for Vascular Surgery, um evento de grande relevância na área.
José Fernandes e Fernandes comentou o reconhecimento de que foi alvo: “Foi uma agradável e inesperada surpresa neste Outono da vida”, afirmou, recordando que a sua entrevista para o livro foi realizada aquando da sua eleição como Honorary Member da SVS, em 2014. Na ocasião, destacou o seu apreço pela obra do Professor Cid dos Santos e pela Escola que este criou.
Sobre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL):
A FMUL é a maior escola médica portuguesa, sendo uma das 18 instituições de ensino superior integradas na Universidade de Lisboa.
Com origem em 1825, na Real Escola Cirúrgica de Lisboa, a instituição foi formalmente criada em 1911, a faculdade localizava-se inicialmente no edifício do Campo de Sant’Ana tendo sido transferida, em 1953, para o edifício do Hospital de Santa Maria. A FMUL integra, em conjunto com o Instituto de Medicina Molecular-João Lobo Antunes (IMM) e com o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), o primeiro centro clínico académico criado em Portugal, o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).
A FMUL tem por missão a promoção da inovação e excelência na educação pré-graduada, formação pós-graduada e investigação, para o progresso da qualidade dos cuidados médicos e a melhoria da saúde da população.