pós-graduações em saúde e digitalFisioterapia Aquática, Gestão e Liderança em Fisioterapia e UX/UI Design são as mais recentes novidades da oferta formativa das instituições

Com o ano letivo 2024/2025 “aí à porta”, a Atlântica – Instituto Universitário e a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica continuam a assumir um compromisso com a especialização e capacitação para a liderança em diferentes áreas. Três novas pós-graduações acabam de se juntar à oferta formativa das instituições, que inclui 12 licenciaturas, oito mestrados, dois programas de doutoramento e cerca de três dezenas de pós-graduações, abrangendo áreas como a Gestão, a Saúde ou a Engenharia.

ESSATLA é a primeira instituição nacional a aliar Fisioterapia e Gestão

As pós-graduações em Gestão e Liderança em Fisioterapia e em Fisioterapia Aquática passam a integrar a oferta formativa da ESSATLA, que tem procurado dar resposta à atual procura por profissionais especializados, nesta que é uma área progressivamente autónoma e em crescimento.

Em Portugal, a pós-graduação em Gestão e Liderança em Fisioterapia é a primeira que combina as duas áreas, tendo como objetivo capacitar fisioterapeutas para funções de liderança e gestão, em unidades de saúde públicas e privadas. Pretende-se que a pós-graduação seja uma ferramenta para fomentar o empreendedorismo na área, contribuindo para a independência dos serviços e profissionais de Fisioterapia. O plano curricular, lecionado em regime pós-laboral e ao fim de semana, com alguns módulos online, aborda as áreas do Marketing, Economia, Gestão, Ética e Fisioterapia. A pós-graduação inicia-se em setembro deste ano, terminando em julho de 2025.

Já a Fisioterapia Aquática, enquanto modalidade terapêutica, tem-se destacado pela sua eficácia em diferentes condições clínicas. Esta abordagem é cada vez mais aplicada nos serviços de reabilitação, levando a uma crescente procura por profissionais especializados. A pós-graduação da ESSATLA surge, neste sentido, com o objetivo de dotar fisioterapeutas com um conhecimento aprofundado e competências práticas para a intervenção no meio aquático. Com um corpo docente composto por fisioterapeutas e outros especialistas de referência, a pós-graduação em Fisioterapia Aquática decorre entre janeiro e julho de 2025, com aulas ao fim de semana.

Atlântica quer dar resposta a um “ambiente digital competitivo”

Com o desenvolvimento de produtos digitais inovadores e centrados no utilizador a ganhar relevo, a procura por profissionais competentes e especializados motivou a Atlântica – Instituto Universitário a responder a estas necessidades. A instituição dá, assim, a conhecer a primeira oferta formativa no campo do Design, resultado do forte investimento que tem vindo a dedicar à área e à inovação.

Com arranque previsto para janeiro de 2025, a pós-graduação em UX/UI Design pretende consciencializar profissionais de diferentes áreas – Design, Engenharia, Marketing Digital, entre outros – para a experiência do utilizador, capacitando-os para enfrentar os diversos desafios inerentes a um ambiente digital competitivo. Num modelo inteiramente online, com encontros síncronos, o programa inclui a implementação de um projeto, bem como a aquisição de competências teóricas e práticas em áreas de estudo como o Design de Experiência do Utilizador (UX Design), Design de Interface (UI Design), Análise de Dados e Inovação.

As inscrições nas novas pós-graduações já estão abertas, podendo ser realizadas na plataforma de candidaturas das instituições, tendo em conta o prazo para cada curso: 20 de setembro para Gestão e Liderança e Fisioterapia, 3 de janeiro para Fisioterapia Aquática e 10 de janeiro, no caso da pós-graduação em UX/UI Design. Mais informações podem ser consultadas nos sites da Atlântica e ESSATLA.


Sobre a Atlântica – Instituto Universitário

Situada em Oeiras, no histórico complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, a Atlântica – Instituto Universitário distingue-se, há quase três décadas, por um modelo de ensino inovador que combina o rigor académico e as oportunidades de investigação com uma forte ligação ao tecido e realidades empresariais. A oferta formativa da Atlântica engloba várias licenciaturas, quatro mestrados e dois doutoramentos nas áreas da Engenharia, Ciências Empresariais e Nutrição. Destaca-se, ainda, enquanto única entidade privada em Portugal que oferece uma licenciatura em Engenharia Aeronáutica, integrando o grupo de 135 entidades que constituem o AED – cluster para as indústrias da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa. Comprometida com o estabelecimento e manutenção de uma relação de proximidade com a comunidade, a Atlântica faz parte do Oeiras Community Valley, um consórcio que visa maximizar o impacto das iniciativas de responsabilidade social das empresas e instituições, fomentando uma conexão com o Município de Oeiras alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais informações disponíveis em https://www.uatlantica.pt/.

Sobre a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica

Localizada em Oeiras, no histórico complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica foi estabelecida em 2001 como unidade orgânica da então Universidade Atlântica (atualmente, Atlântica – Instituto Universitário). Integrada na Atlântica enquanto escola de saúde de nível politécnico, a ESSATLA apresenta uma oferta formativa diversificada, que abrange quatro licenciaturas, três mestrados e quase duas dezenas de pós-graduações nas áreas da Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Osteopatia. Distingue-se pela ênfase na formação em contexto clínico e profissional, combinando uma forte componente prática com uma abordagem humanista, articulada com as ciências sociais e do comportamento. Assumindo, como missão, a formação de profissionais de excelência e motivados para contribuir significativamente na sociedade, a ESSATLA coordena diversos projetos de investigação e inovação que procuram dar resposta às necessidades da comunidade. Como parte da Atlântica, participa no Oeiras Community Valley, uma iniciativa que visa maximizar o impacto das ações de responsabilidade social das entidades participantes, promovendo uma interação efetiva com o Município de Oeiras, alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais informações disponíveis em https://essatla.pt/.