20 de Setembro de 2024 | 09H | IPO do Porto
No âmbito da Campanha Make Sense, uma campanha anual que tem como objetivo consciencializar sobre o cancro da cabeça e do pescoço e melhorar os resultados de saúde dos doentes, o Grupo de Estudos do Cancro da Cabeça e do Pescoço (GECCP) irá realizar uma formação especializada para enfermeiros. A formação irá acontecer no próximo dia 20 de setembro no IPO do Porto e visa aprofundar o conhecimento e as competências dos profissionais de saúde no tratamento e acompanhamento de doentes com cancro da cabeça e do pescoço, patologias que exigem um cuidado altamente especializado.
A formação abordará uma ampla gama de tópicos relevantes, começando pela gestão de ostomias respiratórias, um tema essencial para os enfermeiros que lidam com pacientes submetidos a traqueostomia. Serão também discutidas estratégias de reabilitação da voz e da deglutição, aspectos críticos para a recuperação funcional dos doentes, com a participação da Terapeuta da Fala Rita Viana. Outro tema de destaque será a gestão da dor, um desafio constante na prática clínica oncológica, que será abordado pela Enfª Juliana Santos. Além disso, a formação incluirá sessões sobre a gestão das toxicidades associadas aos tratamentos de quimioterapia e radioterapia, com intervenções das enfermeiras Carla Brandão e Rosa Ascensão, respetivamente.
A importância do apoio psicossocial e a preparação dos doentes para o regresso a casa após os tratamentos também serão debatidos, sublinhando a importância de uma abordagem multidisciplinar no cuidado dos sobreviventes de cancro, com a participação da Assistente Social Ana Ferreira.
Segundo a Drª. Ana Joaquim, Presidente do GECCP, “Este tipo de formação é essencial para capacitar os enfermeiros a responderem de forma eficaz aos desafios específicos que estes doentes enfrentam. Com o conhecimento atualizado e as melhores práticas, os enfermeiros podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, desde o diagnóstico até à reabilitação e sobrevivência”.
Consulte o programa completo da formação, em anexo, e faça a sua inscrição aqui.
Sobre a Campanha Make Sense
A campanha Make Sense, liderada pela Sociedade Europeia de Cabeça e Pescoço (EHNS), visa aumentar a consciencialização sobre o cancro da cabeça e do pescoço e, finalmente, melhorar os resultados de saúde dos doentes. Realiza-se anualmente e pretende educar sobre a prevenção da doença, promover a compreensão dos seus sinais e sintomas, encorajando o diagnóstico precoce, e promovendo a troca de conhecimento entre especialistas e o público em geral.