Dia Mundial da Fisioterapia, 8 de setembro

  • Fisioterapia veterinária permite oferecer esperança e melhor qualidade de vida aos animais em diferentes condições ou patologias;
  • Serviço de Fisioterapia do AniCura Restelo Centro Veterinário é um dos mais completos e bem equipados do país.

Lisboa, 5 de setembro de 2024 – No âmbito do Dia Mundial da Fisioterapia, que se assinala a 8 de setembro, a AniCura, grupo de hospitais e clínicas especializado em cuidados médico-veterinários para animais de companhia, lembra o papel essencial da fisioterapia veterinária na recuperação total ou quase total de diversas patologias, permitindo devolver a qualidade de vida aos amigos de quatro patas. Este serviço pode ser decisivo na reabilitação de lesões musculoesqueléticas, doenças crónicas, neurológicas e na recuperação pós-cirúrgica.1 Através de técnicas especializadas é possível acelerar o processo de cicatrização, melhorar a mobilidade, aliviar a dor e prevenir futuras complicações. 1

Na AniCura entendemos este serviço como vital para o bem-estar dos animais. A fisioterapia permite-nos proporcionar uma recuperação mais rápida e eficaz, especialmente em casos de lesões ortopédicas, problemas neurológicos e durante o período pós-operatório”, afirma a Dra. Ana Ribeiro, Diretora Clínica do AniCura Restelo Centro Veterinário, unidade do AniCura Restelo Hospital Veterinário dedicada exclusivamente à Medicina de Reabilitação Física e Acupuntura Veterinária, cujo serviço de fisioterapia é um dos mais completos e bem equipados do país. 

A médica veterinária sublinha ainda que “cada plano de fisioterapia é totalmente personalizado de acordo com as necessidades específicas de cada animal. Utilizamos técnicas diferenciadoras, como hidroterapia em passadeira subaquática, laserterapia classe 4, ondas de choque sem necessidade de sedação, eletroterapia neuromuscular, ozonoterapia, acupuntura médica e quiroprática, sempre com o objetivo de otimizar a recuperação e melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes”.

Óskar, o labrador que recuperou a mobilidade

Um caso notável do impacto positivo da fisioterapia na recuperação é o do Óskar, um labrador de 10 anos com um historial de problemas articulares crónicos e neoplasias superadas. O Óskar desenvolveu uma hérnia discal que o impediu totalmente de andar. Após um período de internamento de duas semanas no AniCura Restelo Hospital Veterinário e de um intenso programa de fisioterapia, o Óskar conseguiu recuperar a mobilidade sem necessidade de recorrer a cirurgia. Embora mantenha algumas limitações de movimentos, “é, atualmente, um cão funcional e, acima de tudo, muito feliz”, recorda a médica veterinária.

No AniCura Restelo Centro Veterinário, a maioria dos pacientes em fisioterapia são cães, seguidos dos gatos e animais exóticos, como pássaros e pequenos roedores. As patologias mais comuns tratadas com recurso a fisioterapia incluem alterações do foro ortopédico, como osteoartrite e pós-operatório de rutura do ligamento cruzado anterior, problemas neurológicos, como mielopatias compressivas no pós-operatório, e o tratamento de muitos animais geriátricos, com foco na melhoria da qualidade de vida e no controlo da dor.

A AniCura tem investido em equipamentos de ponta e na formação contínua dos nossos profissionais e este compromisso reflete-se nos resultados obtidos, com inúmeros casos de sucesso, como o do Óskar, que evidenciam a eficácia da fisioterapia na recuperação de animais de companhia”, acrescenta Myriam Gonçalves, médica veterinária e Head of Operations da AniCura para a Ibéria.

Para mais informações consulte: https://www.anicura.pt/clinicas-veterinarias/anicura-restelo-centro-veterinario/  

Referências

  1. Veterinary Physiotherapy: Improving Pet’s Quality of Life. Disponível em https://physiotherapy.dpu.edu.in/blogs/veterinary-physiotherapy-for-pets. Consultado em setembro de 2024.

Sobre a AniCura

A AniCura é um grupo de hospitais e clínicas de animais especializado em cuidados médico-veterinários para animais de companhia, criado com o objetivo de gerar sinergias e partilhar recursos. A empresa foi fundada em 2011, a partir da primeira fusão entre hospitais veterinários na Escandinávia. Atualmente, a AniCura é um modelo a seguir nos cuidados médico-veterinários especializados e um parceiro dos cuidadores de animais de companhia e médicos veterinários de toda a Europa. A Companhia conta, atualmente, com mais de 490 clínicas em 15 países da Europa, 82 clínicas na Península Ibérica e cerca de 12 mil colaboradores, dos quais 395 em Portugal. A AniCura disponibiliza uma ampla gama de serviços médicos e cirúrgicos: Medicina Preventiva e Cuidados Primários, Diagnóstico Avançado, Medicina Interna, Cuidados Intensivos, Cirurgia Geral, Ortopedia, Oncologia, entre outros. Disponibiliza ainda Reabilitação, Fisioterapia e Nutrição, assim como alimentação e artigos para animais de companhia. Desde 2018, a AniCura integra a Mars Veterinary Health, uma empresa familiar focada em Cuidados Veterinários. Para mais informação sobre a AniCura visite www.anicura.pt ou www.anicura.group.com