A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) lançou recentemente a 3.ª edição da Bolsa NEGERMI, destinada a apoiar a formação prática em Geriatria, uma área cada vez mais relevante no contexto da Medicina Interna em Portugal. Com o apoio da Fresenius Kabi, o NEGERMI tem como principal objetivo incentivar e financiar estágios clínicos em Geriatria, ajudando a suprir uma lacuna existente no sistema de saúde português.
De acordo com Lia Marques, responsável pelo projeto, “em Portugal não existem Serviços de Geriatria e, como tal, os médicos que pretendem adquirir competências práticas em Medicina Geriátrica são muitas vezes obrigados a procurar estágios fora do país, o que acarreta custos importantes.” Neste sentido, a bolsa consiste num apoio financeiro de mil euros por mês, até um máximo de três mil euros por candidato, sendo o montante anual total de seis mil euros.
A bolsa é destinada a médicos de Medicina Interna, sócios da SPMI, que sejam especialistas ou internos, e que demonstrem interesse ou já tenham iniciado atividades em Geriatria. As candidaturas para a 3.ª edição da bolsa NEGERMI estão abertas até 30 de outubro de 2024. “É uma oportunidade para quem tem interesse em desenvolver competências em Geriatria e que já tenha programado um estágio clínico até ao final do ano seguinte à atribuição da bolsa”, sublinhou Lia Marques.
A seleção dos candidatos será baseada na experiência e interesse demonstrado na área. “Serão valorizados os trabalhos já desenvolvidos, as publicações e a perspetiva de desenvolver atividade assistencial em Geriatria”, destacou, acrescentando que os candidatos com planos claros de aplicar as competências adquiridas em projetos de Geriatria terão uma vantagem adicional no processo de seleção.
Lia Marques enfatizou, ainda, a importância da formação em Geriatria no contexto da Medicina Interna, dada a crescente necessidade de cuidados específicos para a população idosa. “Os internamentos hospitalares de Medicina Interna, as urgências e as consultas externas assistem, maioritariamente, doentes idosos com múltiplas síndromes geriátricas. A bolsa do NEGERMI pode contribuir para melhorar a qualidade assistencial aos doentes mais velhos através da valorização dos médicos de Medicina Interna”, afirmou, destacando a necessidade de equipas multidisciplinares e especializadas para garantir a promoção da autonomia funcional dos idosos. Com esta iniciativa, o NEGERMI espera não só capacitar os médicos, mas também contribuir para a melhoria dos serviços de saúde, adaptando-os às necessidades específicas da população idosa em Portugal.
Candidaturas aqui – https://www.spmi.pt/3a-bolsa-negermi-para-estagios-clinicos-de-geriatria/